A Orquestra da Fundação Gulbenkian vai atuar esta segunda-feira no Palau de la Musica, em Barcelona, sob a direção do maestro catalão Ernest Martínez-Izquierdo, num concerto no qual participará o pianista russo Nicolai Lugansky.

O programa inclui o Concerto para Piano e Orquestra, n.º 2, em Dó menor, op. 18, de Sergei Rachmaninov, a suite de bailado “O Pássaro de Fogo”, de Igor Stravinsky, e ainda “Laterna mágica”, peça orquestral da compositora finlandesa Kaija Saariaho,

Esta semana, a Gulbenkian também levará a Barcelona obras da coleção do Centro de Arte Moderna (CAM), que serão exibidas, a partir de quinta-feira, na Caixa Forum Barcelona, em conjunto com obras da Fundación “la Caixa”, e do Museu de Arte Contemporânea de Barcelona (MACBA).

As obras da coleção do CAM serão apresentadas na exposição “20 Peso de um Gesto”, o segundo momento da exibição conjunta de obras de três coleções ibéricas (Fundación “la Caixa”, MACBA e CAM), iniciada no ano passado, com a exposição “Tensão e Liberdade”, comissariada por Isabel Carlos e realizada em Lisboa, na Fundação.

De acordo com a Gulbenkian, desta vez a curadoria é da responsabilidade de Julião Sarmento, que reuniu pinturas, esculturas, vídeos e instalações, “a partir do seu olhar de artista”. Estas obras ficarão expostas até 1 de maio, em Barcelona.

A exposição resulta de um protocolo de colaboração entre a Fundación “la Caixa” e a Fundação Gulbenkian, que prevê ações em várias áreas, nomeadamente a exposição conjunta das suas coleções.