A polícia da Suécia anunciou na terça-feira a detenção de um grupo de 14 homens suspeito de planear um ataque a um centro de refugiados.

A polícia indicou que as detenções foram feitas na segunda-feira, depois de ter recebido uma informação sobre um ataque em preparação contra o centro de acolhimento de migrantes de Nynashamn, cerca de 60 quilómetros a sul de Estocolmo.

Nos automóveis de vários dos suspeitos a polícia encontrou machados, facas e tubos de ferro.

Segundo a imprensa sueca, os suspeitos tinham todos documentos de identificação estrangeiros e, segundo o diário Aftonbladet, alguns eram cidadãos polacos residentes na Suécia.

Um porta-voz da polícia, Hesam Akbari, recusou dar informações sobre a nacionalidade dos suspeitos.

Em janeiro, dezenas de homens encapuzados, que as autoridades pensam serem ‘hooligans’ ou membros de grupos neonazis, distribuíram panfletos no centro de Estocolmo apelando para ataques contra migrantes.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A Suécia recebeu cerca de 163 mil pedidos de asilo em 2015 e estima receber mais 140 mil durante o ano de 2016.

À semelhança de outros países da União Europeia, que se confronta com a maior vaga de refugiados desde a Segunda Guerra Mundial, o executivo apertou as regras para a concessão de asilo, na tentativa de desencorajar novas chegadas.

Por outro lado, as autoridades têm manifestado crescente preocupação com as condições de segurança dos centros de acolhimento de refugiados, na sua maioria sobrelotados.

As medidas de segurança foram reforçadas depois de, em janeiro, uma funcionária de um centro para menores ter sido esfaqueada mortalmente.