A MONSTRA — Festival de Animação de Lisboa vai regressar à capital portuguesa entre os dias 3 e 13 de março com uma programação variada e pensada para vários públicos. Para além das habituais competições, haverá ainda sessões especiais para bebés, música ao vivo e um programa especial dedicada exclusivamente ao cinema de animação dos países da ex-Jugoslávia (ainda se lembra do Professor Baltazar?). Ao todo, serão mais de 500 filmes portugueses e estrangeiros, um número recorde para o festival que vai já na 16ª edição.

Na competição de longas-metragens, um dos grandes destaques vai para O Profeta, em ante-estreia em Portugal. Realizado por Roger Allers, conhecido por filmes como O Rei Leão (1994), Pacha e o Imperador (2000) e Open Season — Boog e Elliot Vão à Caça (2006), e produzido pela atriz e realizadora Salma Hayek, o filme é baseado no romance homónimo de Khalil Gibran, de 1923, e conta com a participação de Liam Neeson, que dá voz a uma das personagens.

[jwplatform LQ3A67Tn]

Trailer do filme Little From the Fish Shop, do checo Jan Balej

Na competição de longas-metragens encontra-se também o filme Little From the Fish Shop, do realizador checo Jan Balej, vencedor do Prémio Melhor Longa-Metragem da MONSTRA de 2007. Os cenários e personagens de Little From the Fish Shop, uma adaptação moderna do conto “A Pequena Sereia”, de Hans Christien Andersen, estão em exposição no Museu da Marioneta, em Lisboa, até 30 de abril.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A programação do festival inclui ainda as longas-metragens Avril et le Monde Truqué, de Franck Ekinci e Christian Desmares, baseado numa banda-desenhada de Tardi e vencedor Cristal de Annecy para Melhor Longa-Metragem em 2015, Miss Hokusai, de Keiichi Hara, e Memórias de Marnie, de Hiromasa Yonebayashi dos estúdios japoneses Ghibli e nomeado para Óscares de 2016.

Fora das competições, será feita uma retrospetiva do trabalho de Ralph Bakshi. A propósito da apresentação de Last Days on Coney Island, o festival irá passar os filmes Fritz the Cat (1972), Lord of the Rings (1978), a primeira adaptação para o cinema da conhecida obra de J.R.R. Tolkien, e American Pop, que completa este ano 35 anos. Do Japão virão os filmes Metropolis (2001), de Rintaro, o clássico Viagem de Chihiro (2001), de Hayo Miyazaki, e When the Wind Blows (1986), de Jimmy Murakami, que integrarão a secção “Históricos”.

[jwplatform IvSYFhMD]

Trailer do filme Memórias de Marnie, de Hiromasa Yonebayashi

A grande novidade deste ano é o segmento Jazz e Animação, com projeções acompanhadas com música ao vivo (no Hot Club Portugal) e masterclasses (no Cinema Ideal). O programa inclui autores clássicos da animação, como Dave Fleischer, Bob Clampett ou Friz Freneleng, mas também contemporâneos, como James Tancill ou Steven Woloshen.

Já o ClipAnim irá contar este ano com uma programação especial, escolhida pelo músico português Noirserv. Para uma secção dedicada aos videoclips de animação que influenciaram a sua carreira, Noirserv escolheu artistas como Björk, Portishead, Sigur Rós, Patrick Watson, Radiohead, Damon Albarn e Foals.

Professor Baltazar e uma homenagem à ex-Juguslávia

A edição deste ano irá homenagear o cinema de animação da ex-Jugoslávia, que chegou pela primeira vez a Portugal pelas mãos de Vasco Granja. Durante os dez dias do festival, serão apresentado mais de uma centena de filmes da Bósnia, Croácia, Eslovénia e Sérvia, com destaque para os trabalhos do realizador croata Dušan Vukotić, que, em 1961, ganhou um Óscar pelo filme Surogat (1961), que será revisitado no festival.

Para além de Vukotić, a programação da MONSTRA irá também incluir animações produzidas pelo checo Borivoj Dovnikovic-Bordo e pela Zagreb Filmes (que comemora este ano 75 anos de existência), “uma das produtoras mais importantes do cinema europeu, onde destacamos o célebre Professor Baltazar, um dos ícones da série de animação exibida em Portugal pelo saudoso Vasco Granja”, afirmou Fernando Galrito, diretor artístico do festival de animação. Ao todo, o festival irá exibir três episódios da série do Professor Baltazar, que integrarão a Monstrinha.

As sessões da Monstrinha irão decorrer nos dois fins de semana do festival nos cinemas São Jorge, City Alvalade e Ideal. A grande novidade deste ano é um segmento criado especialmente para bebés, com uma sessão contínua gratuita onde é permitida a entrada e saída da sala. Na secção Pais e Filhos, o grande destaque vai para a ante-estreia de Minúsculo: O Vale das Formigas, uma adaptação da série de televisão que já é bem conhecida dos mais pequenos.

Os bilhetes para a MONSTRA custam quatro euros. Nas sessões Pais e Filhos, as crianças até aos 12 anos pagam apenas um euro. Existe ainda a possibilidade de comprar um voucher de cinco bilhetes, por 15 euros. Os vouchers estão à venda no Cinema São Jorge, na Avenida da Liberdade.