A presidente da Reserva Federal dos EUA, Janet Yellen, diz que “não está, essencialmente, na política monetária” do banco central norte-americano a razão por que os mercados financeiros globais têm, até agora, tido um ano de 2016 marcado pela volatilidade. Yellen lembra que a primeira subida de taxas de juro aconteceu ainda em dezembro e, na altura, os mercados receberam a notícia com tranquilidade.

“Não é, essencialmente, a nossa política”. A Reserva Federal rejeitou, assim, nesta quinta-feira, responsabilidades pela turbulência nos mercados financeiros. Num testemunho perante o Senado norte-americano, a presidente do banco central norte-americano não excluiu que os “choques negativos” que estão a fazer-se sentir na economia norte-americana possam levar a uma reavaliação da política monetária prevista pela Fed – que prevê mais quatro subidas de taxa de juro ao longo de 2016.

A Reserva Federal dos EUA subiu a taxa de juro para 0,5% em dezembro, depois de manter a taxa em 0%-0,25% entre 2008 e 2015

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR