A Coreia do Sul começou esta quinta-feira a repatriar os seus cidadãos que trabalham no complexo de Kaesong, na Coreia do Norte, depois de decidir suspender a atividade da zona industrial conjunta, na sequência do teste de mísseis de Pyongyang.

“Esperamos que dentro de uma semana, aproximadamente, todos os sul-coreanos do complexo de Kaesong tenham regressado a casa”, disse à Efe uma representante do Ministério da Unificação.

A Coreia do Sul ordenou, na quarta-feira, de forma unilateral, a suspensão das operações do complexo industrial de Kaesong, o único projeto conjunto das duas Coreias, como resposta ao lançamento de um míssil de longo alcance, no passado domingo, por Pyongyang, considerado pela comunidade internacional como um teste de mísseis balísticos encoberto.

Atualmente, enquanto este processo é organizado, continuam a entrar e sair trabalhadores sul-coreanos do parque industrial situado no sudoeste da Coreia do Norte. Esta noite, 248 funcionários permaneciam no local, indicou a representante do Ministério.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Seul realizará em breve negociações com Pyongyang para discutir a recuperação de parte dos equipamentos, maquinaria e inventário das empresas da Coreia do Sul que operam no complexo industrial.

Kaesong acolhe um total de 124 empresas sul-coreanas, que fabricam diversos produtos, aproveitando a mão-de-obra barata de cerca de 54 mil trabalhadores norte-coreanos que recebem salários na ordem dos 150 dólares (cerca de 132 euros) por mês, em média.

Para a Coreia do Norte, o complexo representa uma fonte de receitas de dezenas de milhões de dólares por ano, devido às deduções dos salários dos seus trabalhadores.

Seul considera que os rendimentos que Kaesong proporciona a Pyongyang “não deveriam servir para o desenvolvimento de armas de destruição massiva, quando a comunidade internacional está a pressionar para que se imponham sanções mais duras à Coreia do Norte”, segundo afirmou hoje o Ministério da Unificação, num comunicado.

Ainda assim, o Governo sul-coreano admite a possibilidade de reabrir o complexo caso as relações bilaterais melhorem.

Coreia do Norte também ordena saída de sul-coreanos

A Coreia do Norte ordenou também, esta quinta-feira, que todos os sul-coreanos deixem imediatamente a zona industrial de Kaesong e anunciou ter confiscado todo o material deixado no complexo.

O anúncio feito pelo Comité para Reunificação Pacifica da Coreia do Norte seguiu-se à decisão do executivo de Seul em encerrar as operações de Kaesong como forma de punição pelo recente teste nuclear com o lançamento de um foguete (‘rocket’) de longo alcance da Coreia do Norte.

A informação está a ser avançada pela agência oficial KCNA.