O treinador do Benfica, Rui Vitória, disse esta quinta-feira que a sua equipa tem condições para vencer o FC Porto, na 22.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, elogiando o “belíssimo plantel” do adversário.

Em conferência de imprensa, o treinador disse não estar preocupado com questões anímicas, nem pelo facto de o Benfica ter vencido na última jornada e o FC Porto ter perdido, embora lembre a recuperação feita pelos ‘encarnados’.

“Há um dado objetivo, recuperámos 11 pontos ao FC Porto e oito ao Sporting, fruto do trabalho que fomos fazendo e do que os adversários forem perdendo. Há três candidatos ao título e para mim continuam a ser. Estarão presentes dois candidatos ao título, num estádio cheio. Estes jogos, às vezes, até transcendem os jogadores. (…) Tenho a certeza que temos condições para ganhar o jogo, respeitando o adversário. É a ambição que pode parecer desmedida, mas que nos caracteriza”, disse.

Questionado sobre quem será o favorito para o encontro de sexta-feira, Rui Vitória diz que neste “tipo de jogos dificilmente há favoritismo”, embora reconheça que o “inferno da Luz” pode dar alguma vantagem às ‘águias’.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Apoiando-se na humildade e no trabalho, Rui Vitória disse que os ‘dragões’ não vão chegar desfalcados à Luz, mesmo sem dois dos centrais mais vezes utilizados — Maicon e Marcano –, uma vez que “tem um belíssimo plantel”.

“Tinha-o há quatro, cinco meses e tem-no agora. O futebol é o momento. Vamos encontrar uma belíssima equipa. Abordamos este jogo como todos os outros, respeitando o adversário, com humildade, sabendo as virtudes do adversário, preparando-nos bem e jogando para ganhar”, afirmou.

Rui Vitória diz que prepara todos os jogos da mesma forma, porque “todos os pontos, os golos, as vitórias são importantes” e que foi esse pragmatismo que o trouxe até aqui, mostrando-se pouco preocupado com a estreia a titular em clássicos dos jovens Renato Sanches e Victor Lindelof.

“Se há coisa que tenho é uma forma de abordagem a este tipo de jogadores, que é tratá-los como eles são, ou seja, jogadores de futebol, ver como pensam a profissão. Com estes jogadores não tinha de fazer nada, porque me dão garantias e confiança. Têm dado conta do recado e quem entrar amanhã [sexta-feira] vai dar conta do recado”, garantiu.

O treinador deixou ainda elogios à estrutura ‘encarnada’, com destaque para o presidente Luís Filipe Vieira, que deu tranquilidade para a equipa crescer, embora lembre que a série de triunfos consecutivos e a subida à liderança, em igualdade com o Sporting, “não é fim do que quer que seja”, porque ainda “há pontos perdidos pela frente” para todas as equipas.

O Benfica, líder em igualdade com o Sporting, recebe na sexta-feira (20:30) o FC Porto, terceiro classificado, a seis pontos, numa partida que será arbitrada por Artur Soares Dias, da Associação de Futebol do Porto.