A programação da edição deste ano da MONSTRA — Festival de Animação de Lisboa vai incluir duas retrospetivas dedicadas aos realizadores Bill Plympton e Jan Balej, divulgou esta sexta-feira a organização. Estas irão substituir a retrospetiva do norte-americano Ralph Bakshi, anteriormente anunciada.

Plumton estará presente no festival, que se realiza entre os dias 3 e 13 de março, para apresentar o making of do seu próximo filme, Reveangence, com estreia anunciada para este ano. À apresentação, seguir-se-á um pequeno debate com o público. O norte-americano irá ainda dirigir uma masterclasse de desenho, onde mostrará algumas das suas curtas metragens e falará da sua experiência enquanto animador independente. Em retrospetiva estará o filme Cheatin, de 2013.

A retrospetiva do checo Jan Balej, que se encontra em competição com o filme Little From the Fish Shop (A Pequena da Peixaria), irá incluir os filmes One Night in One City (2007) e Fimfárun 2 (2006), vencedor do Prémio Melhor Longa-Metragem da MONSTRA de 2007. Balej, que também estará presente no festival, irá conduzir, juntamente com o britânico Michael Carrington, um workshop que acompanhará os diferentes passos da criação de um filme de animação, desde a história à animação de marionetas em stop-motion.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR