Em declarações à agência Lusa, a meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) disse que para esta segunda-feira está prevista agitação marítima e vento forte, com ‘Aviso Vermelho’ emitido para os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa.

“Para hoje, o dado mais significativo é ainda a agitação marítima na costa ocidental, sobretudo a norte do Cabo Raso, onde temos tido ondas de noroeste com 6 a 8 metros. Gradualmente, a partir da tarde, vamos ter uma diminuição da altura (das ondas) significativa e, portanto, chegaremos ao fim do dia com ondas com 4 a 5 metros em toda a costa ocidental”, disse. De acordo com a especialista, a sul do Cabo Raso o cenário é menos grave, com ondas de noroeste com 5 a 6 metros, devendo melhorar até ao final do dia.

“Relativamente ao vento, sobretudo no litoral na faixa costeira ocidental as rajadas vão atingir os 90 quilómetros por hora, mantendo-se até ao meio da tarde de hoje. Gradualmente para o final do dia o vento vai diminuir de intensidade”, salientou.

No que diz respeito à precipitação, segundo Maria João Frada, à semelhança do dia de domingo, vão ocorrer aguaceiros fracos e menos frequentes, em especial nas regiões do litoral. “Não é chuva contínua, é precipitação intermitente, serão mais fracos menos frequentes e em especial nas regiões do litoral. Nas regiões do interior, os locais onde caírem serão de neve acima dos 600/800 metros de altitude durante a noite. Durante a manhã, a neve ficará confinada aos 1200 metros”, contou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Quanto a terça-feira, Maria João Frada adiantou que haverá uma mudança radical, prevendo-se céu pouco nublado ou limpo e vento fraco. “Contido, vamos ter um acentuado arrefecimento noturno e uma descida da temperatura mínima de 04 a 07 graus Celsius. Haverá formação de gelo e geada nas regiões do interior, mas com a decida mínima junto ao litoral”, disse.

De acordo com a meteorologista, na terça-feira e na generalidade do território estão previstas temperaturas mínimas inferiores a 04/05 graus. “Nas regiões do interior vão ser negativas devendo variar entre os -08 nas Penhas Douradas e os -03 no nordeste transmontano e Beira Alta”, disse.

As temperaturas máximas não vão sofrer alterações, variando no litoral entre os 12 e os 14 graus e no interior entre os 08 e os 10/11 graus, com exceção da Serra da Estrela com 05/06 graus.

Segundo o especialista, na quarta-feira, se as previsões se verificarem, vai ocorrer uma aproximação de uma passagem de um sistema frontal rápido que poderá trazer precipitação. “Na quinta, o mais provável será a ocorrência de aguaceiros, granizo e aumento da intensidade do vento”, concluiu.

Alerta Vermelho por causa da agitação marítima até às 12:00

Os sete distritos do continente sob ‘Aviso Vermelho’, o mais grave de uma escala de quatro – Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa – estarão nessa condição até às 12:00 de hoje devido à previsão de agitação marítima forte, com ondas de noroeste com 7 a 8 metros, podendo atingir os 14 metros. Estes sete distritos passam depois às 12:00 e até às 18:00 de hoje a ‘Aviso Laranja’, o segundo mais grave de uma escala de quatro.

O IPMA colocou também os mesmos distritos sob ‘Aviso Amarelo’ devido à previsão de vento forte com rajadas da ordem dos 90 quilómetros por hora em especial no litoral e que poderão atingir os 100 quilómetros por hora nas terras altas entre as 02:00 e as 18:00 de hoje.

O instituto emitiu ‘Aviso Laranja’ para os distritos de Setúbal, Beja e Faro devido à agitação marítima prevendo-se ondas de noroeste com 5 a 7 metros, podendo atingir 10 a 12 metros entre as 02:00 de hoje e as 00:00 de terça-feira. Estes três distritos estão também sob ‘Aviso Amarelo’ devido à previsão de vento forte com rajadas da ordem dos 90 quilómetros por hora em especial no litoral entre as 02:00 e as 18:00 de hoje.

De acordo com o IPMA, o ‘Aviso Vermelho’, o mais grave de uma escala de quatro, diz respeito a situações meteorológicas de risco extremo. O ‘Aviso Laranja’ é o segundo mais grave numa escala de quatro e significa uma situação meteorológica de risco moderado a elevado, enquanto o ‘Aviso Amarelo’, menos grave, representa uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O instituto prevê para hoje no continente céu com períodos de muita nebulosidade, tornando-se gradualmente pouco nublado a partir do meio da tarde, aguaceiros até meio da tarde, mais frequentes nas regiões norte e centro, onde poderão ser ocasionalmente de granizo, e que serão de neve acima de 600/800 metros de altitude, subindo a cota para 1000/1200 metros a partir da manhã.

Está também previsto vento moderado a forte do quadrante norte, com rajadas até 90 quilómetros por hora no litoral oeste, soprando forte a muito forte com rajadas até 110 quilómetros por hora nas terras altas, diminuindo de intensidade para o final do dia. A previsão aponta ainda para formação de gelo nas regiões do interior e pequena descida da temperatura mínima na região sul.

Quanto às temperaturas, em Lisboa vão oscilar entre 08 e 13 graus Celsius, no Porto entre 07 e 13, em Viana do Castelo entre 07 e 12, em Vila Real entre 04 e 10, em Viseu entre 03 e 09, em Bragança entre 02 e 09, em Coimbra entre 06 e 12, na Guarda entre 01 e 06, em Castelo Branco entre 05 e 12, em Évora e Beja entre 06 e 12, em Santarém entre 09 e 14 e em Faro entre 09 e 16.