António Costa foi até ao Palácio de Queluz falar com o Presidente da República. Duas horas e meia de conversa depois e o assunto foi desvalorizado. Aos jornalistas, o primeiro-ministro disse que falou com o Marcelo Rebelo de Sousa sobre diversas matérias, mas que o “Orçamento não foi objeto de particular atenção”. Para o futuro fica a garantia de mais conversas.

A reunião entre o chefe de Governo e o homem eleito Presidente da República, mas ainda não empossado, aconteceu um dia depois do encontro com o ministro das Finanças Mário Centeno. E terá sido por isso que o Orçamento, apesar de estar no pico da discussão política, não ter sido o tópico mais importante da conversa entre os dois. Quem o disse foi o primeiro-ministro que à saída do Palácio de Queluz, residência provisória de Marcelo Rebelo de Sousa.

“Não. Foram os mais diversos assuntos, designadamente o próximo Conselho Europeu. O Orçamento também, mas não foi objeto de particular atenção. Ainda ontem o ministro das Finanças teve ocasião de informar o senhor Presidente eleito da situação financeira do país. Não foi um tema que estivesse no tópico principal da nossa conversa”, garantiu António Costa.

Foi a segunda vez que os dois se encontraram e para futuro há a promessa de mais conversas entre o Governo e o Presidente. António Costa diz que quer manter Marcelo Rebelo de Sousa informado “do desenvolvimento dos assuntos do Estado” sem que isso implique um “antecipar o exercício das funções que só terá a 9 de março”. Além disso, acrescentou, o Governo não falta à “consideração pelo Presidente que está em exercício pleno das suas funções”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR