A União Europeia (UE) anunciou que vai doar 10 milhões de euros para pesquisas científicas de combate à disseminação do vírus zika no Brasil.

A decisão foi comunicada após uma reunião realizada esta terça-feira em Brasília do ministro da Saúde brasileiro, Marcelo Castro, com 24 diplomatas de Estados membros da UE.

“Nenhum dos nossos países está isento hoje ou nos anos que venham. Então temos um dever de solidariedade, que é um dever também de interesse próprio, de apoiar o Brasil nessa luta”, disse João Gomes Cravinho, representante da UE no Brasil.

O ministro da Saúde também falou sobre a preocupação da comunidade internacional com as possíveis consequências do zika.

“Viemos aqui trazer todas as informações sobre o problema de saúde pública que estamos vivendo. Toda a comunidade internacional está preocupada com o que está ocorrendo no Brasil”, disse Marcelo Castro.

O dinheiro será gerido por um programa de pesquisas europeu denominado Horizonte 2020, e entregue diretamente às equipas científicas.

O Instituto Butantã e a Fiocruz, que têm projetos para desenvolver vacinas contra a infeção, poderão receber parte da verba.

A disseminação do zika chamou a atenção da comunidade internacional depois que ele foi associado ao aumento dos casos de microcefalia e de outros problemas neurológicos em bebés nascidos após as mães serem infetadas na gravidez.

No início do mês, a Organização Mundial da Saúde declarou que o zika e sua provável ligação com os casos de microcefalia se tornaram uma emergência de saúde pública internacional.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR