Na China, mais de 9 mil pessoas podem ser realojadas para se concluir o maior radiotelescópio do mundo, que ficará localizado na província de Guizhou, dá conta a agência de notícias Xinhua.

Este gigantesco radiotelescópio, conhecido como FAST (sigla em inglês) terá, quando for concluído, o tamanho equivalente a 30 campos de futebol, com um diâmetro de 500 metros. O projeto para a sua construção terá um custo de cerca de 185 milhões de dólares (cerca de 165 milhões de euros). Com a conclusão prevista para setembro, as autoridades querem agora colocar os habitantes locais a uma distância de pelo menos 5 quilómetros do local.

No entanto, para isso, os residentes vão receber, cada um, 12 mil yuan (cerca de 1.600 euros). Outros 10 mil yuan (cerca de 1.300 euros) vão ser disponibilizados às famílias que passam dificuldades.

This picture taken on July 29, 2015 shows the five-hundred-metre Aperture Spherical Radio Telescope (FAST) under construction in Pingtang, southwest China's Guizhou province. China has started assembling the world's largest radio telescope, which will have a dish the size of 30 football pitches when completed, state media reported as Beijing steps up its ambitions in outer space. CHINA OUT AFP PHOTO (Photo credit should read STR/AFP/Getty Images)

Quando ficar concluído o FAST vai ser o maior radiotelescópio do mundo. (STR/AFP/Getty Images)

Tudo isto porque o enorme projeto científico vai permitir captar sinais de rádio a partir de uma distância de milhares de milhões de anos-luz. Ou seja, este novo equipamento pode contribuir, como explica a CNN, para um maior conhecimento humano em relação ao Universo e até perceber se existe ou não vida extraterrestre.

Como diz um dirigente regional do Partido Comunista Chinês, Li Yuecheng, a recolocação dos habitantes permite criar um “ambiente de ondas de som eletromagnéticas”. Esta situação, juntamente com o isolamento da região, onde a interferência de outros sinais de rádio é quase mínima, cria o contexto ideal para o enorme radiotelescópio.

Quando entrar em funcionamento, o FAST vai ultrapassar em tamanho o radiotelescópio localizado no Porto Rico, que tem um diâmetro de 350 metros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR