Mais do que os homens, as mulheres têm noção constante do envelhecimento porque passam demasiado tempo de manhã a olhar para o espelho. Não que olhemos por vaidade. Mas o ato de maquilhar torna-nos mais conscientes das alterações da pele. E se tem daqueles espelhos (demoníacos) que aumentam quatro vezes mais a imagem, perfeitos para aplicar a maquilhagem mas odiosos por revelarem imperfeições, é mais do que plausível que repare em rugas e marcas que, de outra forma, nunca veria.

Sendo os olhos a área do rosto que perdemos mais tempo a maquilhar, será que tudo aquilo que aplicamos, e a forma como o fazemos, poderá estar a envelhecer-nos? Isabelle Bellis, especialista em cuidados dermatológicos, disse à revista americana Glamour que a pele dos olhos é muito mais fina do que a do resto do rosto e o ato de puxar, esticar e levantar para fazer a maquilhagem pode prejudicar o colagénio e quebrar os capilares. A solução? Segundo a especialista é muito simples: tratar essa zona da pele suavemente, como se fosse seda.

Pare de fazer caretas ao espelho

A maquilhagem deve ser aplicada exatamente do mesmo modo como o resto do mundo a vai ver. Isso significa parar de abrir a boca e levantar as sobrancelhas sempre que está a aplicar máscara de pestanas. Porque estes pequenos gestos automáticos, ao longo dos anos, criam rugas. É como as linhas ao redor da boca que os fumadores geralmente têm, pelo hábito diário de contraírem a boca para segurar o cigarro e fumar. O truque passa por saber mover o seu rosto nos ângulos certos e que lhe facilitam a aplicação da maquilhagem sem ter que fazer caretas.

Não puxe demasiado a pálpebra ao aplicar eyeliner

Não é por tornar a sua pele plana que vai conseguir aplicar o eyeliner com mais facilidade. E esticar os cantos dos olhos ao máximo também não. A forma certa de o fazer será esticar delicadamente a pele a partir do canto da pálpebra exterior. Se se enganar, puxar as pálpebras e tentar remover o borrão com o dedo também não é solução. Os cotonetes existem por alguma razão e não são só para limpar as orelhas. Se tem dificuldades em delinear os olhos e dá por si a puxar a pele para tentar, de alguma forma, torná-los planos, experimente eyeliners líquidos porque deslizam na pele como manteiga e não precisa de fazer tanta pressão.

Os pincéis servem para facilitar a maquilhagem

Isto significa que não é por fazer força e aplicar a sombra com demasiada pressão que vai conseguir mais pigmento na pálpebra. Deve manejar o pincel delicadamente. O mesmo se diz dos pincéis de base em que deve aplicá-la de forma suave e seguindo a regra: de dentro para fora e de baixo para cima (contra a gravidade).

https://www.instagram.com/p/BB2GxPlHDNl/

Remover a maquilhagem também tem algumas regras

A arte de desmaquilhar também requer alguma sabedoria e se tem paciência para se maquilhar de manhã, também tem de a ter ao final do dia, na hora de retirar tudo. É importante não esfregar os olhos, não puxar os cílios para retirar os restos de máscara de pestanas e não abusar das toalhitas removedoras de maquilhagem (que são só para usar em SOS). Pode ler estes e outros conselhos neste artigo que publicámos em janeiro.