Um dos pontos da lista de trabalho do Conselho de Ministros que se realiza esta quinta-feira é a aprovação do nome indicado pelo Governo para ser o novo chefe do Estado-Maior da Força Aérea (CEMFA), que irá suceder ao general piloto-aviador José Araújo Pinheiro.

Segundo avança o Diário de Notícias, o nome em cima da mesa é o do tenente-general piloto-aviador Manuel Teixeira Rolo — atual Comandante Aéreo — e o mais novo dos seis generais de três estrelas da Força Aérea. O general Manuel Rolo foi chefe de gabinete do anterior chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas (CEMGFA), o general Luís Araújo.

O nome aprovado é a proposta do Governo que depois segue para a Presidência da República, a quem cabe assinar a nomeação. Isso quer dizer que o nome é consensualizado entre António Costa e Cavaco Silva. Por essa razão, o Ministério da Defesa não quer comentar nenhum nome nem confirmar quem será o sucessor do general José Araújo Pinheiro.

Manuel Rolo já recebeu o ok do Conselho Superior da Força Aérea e, se se confirmar a sua escolha, manter-se-á assim à frente da Força Aérea novamente um piloto aviador.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR