O ator George Gaynes, conhecido pelo papel de comandante Lassard na saga Academia de Polícia e de pai adotivo de Punky Brewster na série com o mesmo nome, morreu esta quarta-feira aos 98 anos em North Bend, Washington. A morte do ator foi confirmada ao jornal New York Times pela sua filha, Iya Gaynes Falcone Brown.

Gaynes encarnou o despistado Eric Lassard nos sete filmes da Academia de Polícia, o primeiro datado de 1984 e o último de 1994. Na série Punky Brewster (1984-1986), Gaynes interpretou Henry Warnimont, um viúvo cuja vida muda quando encontra uma menina abandonada (Punky, interpretada por Soleil Moon Frye) e se transforma no seu pai adotivo.

Esse papel conseguiu-o depois de participar em Tootsie (1982), filme protagonizado por Dustin Hoffman, que na película se disfarçava de mulher para obter um papel numa novela na quel George Gaynes era a estrela.

Anteriormente, tinha aparecido no pequeno ecrã em séries de televisão como The Defenders, Missão Impossível, Bonanza, Mannix, Hogan’s Heroes, The Six Million Dollar Man, Hawaii 5-0 e Chicago Hope. Numa fase posterior da sua carreira juntou ao seu currículo as séries The Days and Nights of Molly Dodd, protagonizada pela sua mulher, a atriz Allyn Ann McLerie, e Hearts Afire, com John Ritter.

Em 2003, retirou-se após participar na comédia Just Married.