Um conselho: não veja o vídeo se vai almoçar. Isto porque a Associação Sindical dos Funcionários da ASAE enviou para as redações um vídeo com o título “Toda a verdade” com imagens reais sobre ações inspetivas.

E o aviso é claro: algumas das imagens “podem chocar o consumidor”. Isto porque as imagens vão de ratos junto de pão, baratas ou carne podre. Mas a Associação refere que o vídeo, com quase 6 minutos, pretende demonstrar que o órgão luta “para que os direitos de cada um, enquanto consumidores e enquanto cidadãos, sejam respeitados”, garantindo também: “Quando andarmos de apito na boca e de bandeira na mão, lembrem-se… a nossa luta é a luta de todos os portugueses”.

O vídeo, disponível no Youtube, abre com uma explicação da história da organização, sendo que as imagens “chocantes” começam a partir do minuto 01:22:

O objetivo desta publicação, criada pelos funcionários da organização, é “divulgar a missão da ASAE”, e foi realizado com “imagens reais, não editadas e não divulgadas”, esclarecendo-se que “desde a sua criação que a ASAE tem sido uma instituição altamente mediatizada e, muitas vezes, usada como arma de arremesso político. Uns criticam os exageros, outros falam em passividade”. Para além disso, destaca-se igualmente “os homens e as mulheres que diariamente servem a instituição, com espírito de sacrifício e abnegação, não raras vezes em claro prejuízo pessoal”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR