Não há nenhum feed de notícias do Facebook onde esta autêntica salada de frutas não tenha entrado. E o mais impressionante é que veio mesmo fazer as delícias dos curiosos e amantes dos desafios, mas não por causa do conteúdo sumarento das maçãs e bananas: é que esta fruteira veio com matemática à mistura. E está a agitar os cérebros dos internautas.

Eis o desafio.

Depois de ter juntado letras aos números e ter tornado tudo mais difícil para alguns de nós, a matemática meteu também fruta ao barulho. Isto é o que nos pergunta a Internet: se a soma de três maçãs é igual a 30, a soma de uma delas com dois cachos de bananas é igual a 18 e a subtração de um cacho de banana pelo coco é igual a dois; qual seria o resultado da soma de meio coco com uma maçã e um cacho de bananas?

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Tente resolver a questão. Aproveite para roer uma pera ou comer umas quantas uvas enquanto põe o cérebro a mexer. A resposta está neste mesmo artigo, mas um pouco mais abaixo, para não estragar a emoção de uma descoberta matemática. Explicamos tudo assim que quiser conferir o seu raciocínio (ou se desistiu dele). Ande com o rato mais lá para baixo.

Olá de novo. Vamos diretos ao assunto: a resposta certa para este problema é 14. Chegou ao número 16? Nós compreendemos o erro, mas explicamos aqui em baixo a confusão: é tudo uma questão de atenção. Ora bem:

  • Na primeira linha, três maçãs juntas equivalem a 30. Como as maçãs são todas iguais, o valor de cada uma delas pode ser encontrado se dividir 30 por três. E então sabemos que uma maçã é igual a 10.
  • Na segunda linha, a soma de uma maçã com dois cachos de bananas equivale a 18. Sabemos que uma maçã vale 10, por isso o valor dos dois cachos de bananas equivale à subtração de 18 por 10, o que iguala a 8. Como os dois cachos de banana são iguais, o valor de cada um deles é dado pela divisão de oito por dois. Então cada cacho de banana vale 4.
  • Na terceira linha, a subtração de um cacho de bananas pelo coco dá 2. Se um cacho de bananas vale quatro, podemos descobrir quanto vale um coco subtraindo quatro por 2. Um coco vale, então, 2.
  • Agora tenha atenção aos pormenores da última linha: o coco que está na expressão não está completo. Por isso não estaremos a fazer contas com um coco inteiro, mas apenas com metade. Se um coco vale 2, meio coco vale 1. Depois olhe melhor para o cacho de bananas: este não é igual ao que colocámos nas expressões anteriores: tem menos uma banana, por isso temos de descobrir quanto vale cada uma dessas bananas. Ora, se um cacho de quatro bananas vale 4, cada uma das bananas vale 1. Por isso, um cacho de 3 bananas vale 3.
  • Agora sim, podemos terminar: a soma de meio coco com uma maçã e um canho de três bananas equivale a “1 + 10 + 3”. E assim chegamos ao valor 14.