O PSD inicia esta quinta-feira dois dias de jornadas parlamentares em Santarém, em vésperas de debate orçamental, tendo como um dos convidados o antigo primeiro-ministro socialista António Guterres, que é candidato a secretário-geral das Nações Unidas.

Em declarações à agência Lusa, o vice-presidente da bancada social-democrata Hugo Soares disse que “estas jornadas pretendem preparar e dar instrumentos aos deputados para o debate do Orçamento do Estado para 2016” e considerou que o PSD conseguiu “um conjunto de convidados de excelência”.

Hugo Soares destacou a presença do ex-Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados, António Guterres. “Enche-nos de orgulho. Sendo um ilustre militante do PS, é um orgulho para o PSD poder contar com a sua reflexão nestas jornadas parlamentares”, declarou.

António Guterres vai intervir esta noite num jantar-conferência sobre fluxos migratórios.

Haverá também painéis sobre educação e saúde, finanças e crescimento económico, com intervenções dos professores universitários David Justino, António Fidalgo e Álvaro Almeida, do economista Jorge Moreira Rato, do gestor António Nogueira Leite e dos economistas João Salgueiro e João César das Neves.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Segundo Hugo Soares, “o grupo parlamentar do PSD conseguiu ter nas suas jornadas cidadãos independentes e de provas dadas”, enquanto “o PS mais não conseguiu do que fechar-se sobre si próprio” nas jornadas que vai fazer na sexta-feira e no sábado, em Vila Real, que contarão com a presença de vários ministros do Governo PS, deputados e eurodeputados socialistas.

Quanto ao lema escolhido para as jornadas de Santarém, “Credibilidade”, o social-democrata defendeu que se ajusta à imagem do PSD após quatro anos e meio de governação.

“Foi com credibilidade que nos apresentámos aos portugueses nas legislativas, com a credibilidade de quem tinha cumprido, libertado o país do memorando e da ‘troika’, com contas públicas sustentadas, por contraponto com aquilo que nos parece este Orçamento do Estado – a nós e a várias entidades nacionais e internacionais”, sustentou o deputado do PSD.

Estas são as primeiras jornadas parlamentares do PSD desde que regressou à oposição e decorrerão num hotel de Santarém, com exceção do jantar-conferência com António Guterres, que será na Casa do Campino.

O líder do Grupo Parlamentar do PSD, Luís Montenegro, e o presidente da distrital social-democrata de Santarém, Nuno Serra, falarão na sessão de abertura, hoje, às 15:00.

O presidente do partido, Pedro Passos Coelho – que está em processo de recandidatura à liderança, com eleições marcadas para 5 de março – encerrará as jornadas, na sexta-feira, à hora de almoço.

Na anterior legislatura, o PSD realizou quatro jornadas parlamentares conjuntas com o CDS-PP, então seu parceiro de coligação de Governo, sempre no período de discussão orçamental, mas também fez três jornadas autónomas.