A marca indiana Ringing Bells começou a comercializar o telemóvel mais barato do mundo: Freedom 251 é um smartphone, custa pouco mais de três euros e só pode ser adquirido através da Internet. O ecrã tem quatro polegadas, um processador de quatro núcleos, 1 Gb de memória RAM e oito de memória interna. Está equipado com uma câmara fotográfica com 3,2 megapíxeis e outra interna com 0,3 megapíxeis.

O preço baixo do telemóvel chamou a atenção da Associação Indiana de Telemóveis Móveis, que pediu ao governo para investigar o modo como é que o aparelho é fabricado. Mas o porta-voz da empresa explica que as condições foram possíveis graças ao facto de terem usado materiais exclusivamente nacionais. O telemóvel está disponível em 600 distritos indianos e é distribuído por várias companhias.

Neste momento, os três modelos disponibilizados desde esta madrugada estão esgotados, escreve o El País. A Ringing Bells é uma empresa com menos de um ano e que entrou na corrida que a Ásia já assumiu para a expansão tecnológica, um ramo em que a Índia está muito empenhada, explica o ABC. O sistema operativo usado nestes telemóveis é o Android Lollipop 5.1.