agenda-cultural-inverno_NORTE

Os bracarenses peixe:avião lançam esta sexta-feira o quarto disco, Peso Morto, e vão apresentar as novas canções no Theatro Circo, na cidade que os viu nascer. Felizes com a música que fzem atualmente — diferente daquela com que se estrearam, em 2007 –, em entrevista ao Observador adiantaram que no alinhamento podem entrar algumas das músicas do álbum anterior. O concerto está marcado para sábado, às 21h30, com a entrada a custar 15 euros.

No âmbito das comemorações dos 150 anos dos Jardins do Palácio de Cristal (1865-2015), quem quiser vai poder conhecer melhor os jardins até ao Largo da Maternidade (onde é o ponto de encontro), numa visita guiada por Joel Cleto, mestre em Arqueologia, historiador e autor do programa semanal “Caminhos da História” do Porto Canal. A caminhada começa no domingo, às 10h30, e requer inscrição prévia através do 225 320 080 ou do e-mail parquesurbanos@cm-porto.pt.

Felix Martin, um dos membros que põe a banda Hot Chip a mexer, vai estar sexta-feira ao comandos da música do Plano B. Para além do músico, produtor e dj, a noite só fica completa com Rui Maia ( Mirror People). A entrada custa 10 euros, metade consumíveis.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Pela primeira vez, as Hard Ass Sessions vão chegar ao Porto. As sessões residentes da discoteca lisboeta Lux Frágil, da responsabilidade da Enchufada, vão a norte apresentar Branko, Rastronaut e Marginal Men (Wobble-BR), numa festa que começa à meia-noite nos Maus Hábitos. É melhor levar energia para dançar (e quatro euros para a entrada).

Ainda no Porto, a Casa da Música acolhe no sábado, às 22h30, o bomPorto – concerto pelos sem-abrigo,um concerto de solidariedade para angariação de fundos para a população sem-abrigo da cidade. A dar música ao público vão estar Manel Cruz (Ornatos Violeta), As 3 Marias, Osso Vaidoso, Cabaret Fortuna, O Incrível Homem Bomba, Plaza, RuiDavid & Projecto Alarme e os Som da Rua. O ator Rui Spranger e o poeta Renato Filipe Cardoso também vão participar. A entrada custa 10 euros.

agenda-cultural-inverno_CENTRO

Seria difícil adivinhar que um passadiço pudesse causar tanto reboliço num concelho. Falamos, claro, dos Passadiços do Paiva, que reabriram após o incêndio de setembro. Quem quiser já pode fazer o percurso a pé ao longo de oito quilómetros pela margem esquerda do Rio Paiva, no concelho de Arouca, em aveiro. O novo passeio teve tanto sucesso devido às paisagens, que incluem descidas de águas bravas, cristais de quartzo e o contacto com alguns animais, alguns em vias de extinção na Europa. O percurso estende-se entre as praias fluviais do Areinho e de Espiunca, encontrando-se, entre as duas, a praia do Vau.. A acreditar nas previsões meteorológicas para sábado, haverá sol. É obrigatório fazer reserva antecipada (um euro por pessoa).

Depois do sucesso da sua anterior digressão “Roubo de Identidade”, Luís Franco-Bastos regressa à estrada com novo espetáculo a solo: “Voz da Razão“. Os novos textos baseia-se numa nova perspetiva sobre o mundo, fruto da idade e da experiência que o humorista foi adquirindo. “De todas as vozes que vivem na sua cabeça, passou a dar ouvidos principalmente a uma: a Voz da Razão”, pode ler-se na apresentação. E sim, é certo que o público vai poder ouvir algumas as imitações vocais que o tornaram o fenómeno do humor que é em Portugal. Para ver sábado, às 21h30, no Casino da Figueira da Foz, Os bilhetes custam 12 euros.

Na música, os portugueses The Happy Mess tocam no sábado à noite, em Coimbra, no Salão Brazil, com a entrada a custar oito euros. Na mesma noite, mas no Teatro Cine de Torres Vedras, ouve-se a doce voz de Márcia, que tem para apresentar os temas do seu último trabalho, Quarto Crescente. Os bilhetes custam 7,50 euros. Para mais concertos, o melhor é consultar a nossa agenda semanal.

agenda-cultural-inverno_SUL

O realizador Edgar Pêra inaugurou n quarta-feira (uma semana depois da estreia do filme “Lisbon Revisited”, a sua primeira exposição de fotografia 3D, inspirada no universo de Fernando Pessoa. “Lisboa Revistada – Photo-Liturgya Lisboeta & Kino-Exorcismo Pessoano” reúne na Casa da Liberdade – Mário Cesariny, em Lisboa, uma instalação 3D digital e 40 fotografias concebidas para serem observadas em duas dimensões, numa primeira leitura, e em três dimensões, com óculos anaglíficos, disponibilizados no local. A exposição mora nesta casa até 9 de abril, de segunda-feira a sábado, entre as 14h00 e as 20h00. A entrada é gratuita.

Na sexta-feira arranca 9.ª edição do Festival Rescaldo, dedicado à música portuguesa de vanguarda e com concertos divididos entre a Culturget e a Galeria Zé dos Bois, em Lisboa. E é na Culturgest que acontece o primeiro fim de semana, ao som da guitarra elétrica de Filipe Felizardo. Seguem-se os Ozo, projeto que junta o piano e a formação clássica de Paulo Mesquita com a experiência de Pedro Oliveira enquanto baterista dos Peixe:Avião. O resultado não cabe numa só etiqueta musical. Sábado começa com o trio de cordas Timespine, do qual fazem parte Adriana Sá, John Klima e Tó Trips, este último a metade dos Dead Combo. De seguida há Norberto Lobo e a sua guitarra, uma combinação que nunca falha. Os bilhetes para cada dia custam seis euros.

Para as crianças também há boa música. O CCB recebe, no domingo, às 11h30, trompas, trompetes, oboés e clarinetes, todos trazidos pela mão da Orquestra Metropolitana. O espetáculo “Bichos” está pensado especialmente para as famílias e conta com a apresentação de Nuno Markl e Ana Galvão. Parte da receita de bilheteira reverte a favor da União Zoófila.

12860352_770x433_acf_cropped

As Grutas do Escoural reabriram em Montemor-o-Novo. Vai uma visita? ©Nuno Veiga/Lusa

Se depois de tanta atividade cultural quiser matar a fome, saiba que abriram dois restaurantes iranianos em Lisboa. No Darchin (perto do cemitério do Alto de São João) e no Rose – Iranian Restaurant (Avenida Duque de Loulé) há jooje kabab, chencheh ou mirza ghasemi, três receitas persas que envolvem, respetivamente, frango, lombo de vitela e beringela fumada. O conhecimento também se ganha através do paladar.

As Grutas do Escoural, no concelho de Montemor-o-Novo, em Évora, reabriram ao público este mês. Para ver as únicas grutas em Portugal com vestígios de arte rupestre paleolítica é necessário fazer marcação prévia e aparecer por lá entre terça-feira e sábado.

O chocolate parece dar-nos um certo aconchego nos dias mais frios. No Mercado Municipal de Loulé, no Algarve, não vai faltar esse aconchego, com a Feira do Chocolate. Entre quinta-feira e sábado, das 09h00 às 19h00, os visitantes podem as iguarias dos vários expositores presentes, “dos bolos elaborados das mais diversas formas aos bombons, passando pelas cascatas, fondues, ginjinha, bebidas quentes ou algumas criações inovadoras”, promete a câmara municipal. O acesso é livre.

agenda-cultural-inverno_ILHAS

Sérgio Godinho e Valter Hugo Mãe viajam até ao Coliseu Micaelense, em Ponta Delgada, para falarem sobre temas da atualidade, as afinidades e diferenças entre os convidados, os seus livros e a literatura. Pelo meio, há ainda espaço para as questões da plateia e, no final, para as já habituais sessões de autógrafos e contacto mais direto com Sérgio Godinho e o autor de O Filho de Mil Homens. O encontro está marcado para sábado, às 21h30, e a entrada é livre.