O cérebro tem 10 mil milhões de neurónios ligados através de biliões e biliões de sinapses. É o único órgão a partir do qual podemos de facto dizer que estamos vivos: o coração humano pode parar, mas se o cérebro continuar operacional então estamos virtualmente vivos. Extraordinário, realmente, mas quem diria que até uma máquina tão próxima da perfeição podia ser enganada com um simples vídeo no YouTube.

As ilusões de ótica são capazes de ser as barreiras para o funcionamento pleno do nosso cérebro no dia-a-dia, como um rato que assusta um elefante. Eis o desafio que lhe trazemos desta vez: no vídeo seguinte vai estar um ponto negro no centro de um castelo a preto e branco para o qual deve olhar. Logo a seguir aparecerá uma imagem em tons de azul e amarelo, mas o ponto permanecerá no mesmo local. Se deixar de olhar para o ponto, eis a surpresa: o castelo vai parecer-lhe estar a cores.

Isto é possível porque esta ilusão influencia o funcionamento dos cones, células responsáveis pela perceção da cor e que estão localizados na retina. Essas células precisam de tempo para se ajustarem: enquanto não o fizerem, vai ver a cores uma imagem monocromática, explica o La Voz del Muro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR