O maior banco de Abu Dhabi considerou que o preço do petróleo pode chegar aos 20 dólares por barril este ano e que o excesso de oferta no mercado vai prolongar-se até 2017.

O preço de referência para o barril de petróleo West Texas Intermediate, a referência no mercado norte-americano, deve oscilar entre os 25 e os 45 dólares por barril no resto do ano, “embora um breve pico em direção aos 20 dólares seja possível”, escrevem os analistas do Banco Nacional de Abu Dhabi.

Abu Dhabi é a capital dos Emiratos Árabes Unidos, que detêm 6% das reservas mundiais e pertencem à Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) desde 1961.

De acordo com o Global Investment Outlook, hoje divulgado na capital árabe, os preços a rondar os 20 dólares vão estimular um aumento da procura.

A previsão segue uma outra da Goldman Sachs no final do mês passado, tendo sido bastante referenciada nas análises sobre o setor desde então.

O petróleo no mercado WTI, a referência para os Estados Unidos, está a transacionar a cerca de 30 dólares, mais ou menos o mesmo que o petróleo de Brent, que serve de referência para os mercados europeus.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR