O Presidente da República eleito Marcelo Rebelo de Sousa felicitou a realizadora Leonor Teles e considerou a obtenção do Urso de Ouro para melhor curta-metragem uma “homenagem ao cinema português” e à “criatividade e empenho” da realizadora”.

“O ‘Urso de Ouro’ atribuído [no sábado] a Leonor Teles e ao seu filme ‘Balada de um batráquio’ no Festival de Cinema de Berlim representa uma dupla homenagem. Desde logo ao cinema português e à criatividade e empenho de uma jovem realizadora que, ao longo de dois anos, muito lutou para conseguir produzir a obra num contexto muito difícil”, refere a nota enviada por Marcelo Rebelo de Sousa à agência Lusa.

De acordo com o presidente eleito, esta distinção “é também o reconhecimento de uma causa: a luta contra a xenofobia e a batalha pela sã convivência entre culturas diferentes que se conhecem e nem sempre se ligam”.

Marcelo Rebelo de Sousa felicitou a realizadora e a sua equipa, desejando que “com a sua motivação e vontade continue a sua carreira de sucesso”.

“O seu sucesso é também a afirmação de Portugal”, adianta.

A curta-metragem expõe comportamentos xenófobos, em relação a membros da etnia cigana, em Portugal, e tenta combatê-los.

“Balada de um batráquio” é o segundo filme de Leonor Teles que, em 2012, rodou ‘Rhoma Acans’, também focado na comunidade cigana em Portugal e que lhe valeu o prémio Take One, no Curtas Vila do Conde, em 2013.

A 66.ª edição da Berlinale, que termina no domingo, contou com a maior presença de sempre do cinema português no certame, com oito filmes de produção nacional, três dos quais na competição oficial, incluindo a longa-metragem “Cartas de guerra”, de Ivo Ferreira, inspirada na correspondência de António Lobo Antunes.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR