O Presidente da Síria, Bashar al-Assad, anunciou hoje que as eleições legislativas se vão realizar a 13 de abril, depois dos Estados Unidos e da Rússia anunciarem um plano de cessar-fogo, noticiou a agência noticiosa SANA.

As eleições legislativas foram anunciadas por decreto presidencial, que também fixa o número de lugares atribuídos a cada província do país. As últimas eleições legislativas ocorreram em 2012.

Um acordo de cessar-fogo vai entrar em vigor da Síria às 00:00 de sábado em Damasco (02:00 de sábado em Lisboa), refere um comunicado comum entre os Estados Unidos e a Rússia, divulgado em Washington pelo Departamento de Estado.

A cessação das hostilidades — que desde há cinco anos provocou centenas de milhares de mortos e milhões de refugiados — não abrange no entanto o grupo ‘jihadista’ Estado Islâmico (EI) e a Frente al-Nursa, o ramo da Al-Qaida na Síria.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“A cessação das hostilidades aplica-se às partes envolvidas no conflito sírio que indicaram que vão respeitar e aplicar os termos” do acordo, acrescenta o comunicado.

As partes deverão indicar aos Estados Unidos ou à Rússia a sua adesão a este acordo até às 12:00 locais (14:00 em Lisboa) de sexta-feira.

Segundo o decreto presidencial, os eleitores vão eleger 250 membros para a Assembleia do Povo distribuídos pelas províncias de Damasco, Aleppo, Homs, Hama, Lattakia, Idleb, Tartous, Raqqa, Deir Ezzor, Hasaka, Daraa, Sweida e Quneitra.