Há cozinhas que são verdadeiramente caóticas e que nunca passariam numa inspeção da ASAE. É lixo de dias, pratos empilhados no lava-loiça e migalhas por todo o lado — e não, o cenário não é exclusivo de casas de estudantes. Há aqueles que alegam falta de tempo para viver nesse estado, e quem nunca ouviu a divisão entre quem cozinha mas não lava a loiça ou vice-versa?

Para provar a influência do ambiente envolvente nos hábitos alimentares, investigadores da Cornell Food and Brand Lab decidiram fazer um estudo com 101 estudantes do sexo feminino, as quais foram divididas em dois grupos. Uma a uma, metade das estudantes entrou numa cozinha arrumada e a outra metade numa cozinha cheia de pratos sujos, jornais e com o barulho de telefones a tocarem. Todas as participantes receberam bolachas e cenouras e foi-lhes pedido que escrevessem sobre uma altura da vida em que se tenham sentido em controlo ou, por oposição, em que tenham perdido o controlo.

O estudo concluiu que as mulheres que escreveram sobre situações de descontrolo na cozinha desarrumada ingeriram duas vezes mais calorias em bolachas do que as que estavam na cozinha arrumada. Já as que optaram por relatar situações que não fugiram do seu controlo ingeriram menos calorias. O nível de desordem nas cozinhas não teve influência na ingestão de cenouras.

Não se sabe que fatores afetaram os hábitos alimentares, podendo ter sido a desarrumação ou o barulho. No entanto, segundo o que o autor do estudo Lenny Vartatian explicou à Bustle, “estar num ambiente caótico e sentir-se fora de controlo é mau para a dieta, acrescentando que “as pessoas parecem pensar ‘tudo o resto está descontrolado, porque não haveria eu de estar?’”.

Apesar de o estudo ter sido feito apenas com mulheres — e de a amostra ser ainda pouco significativa –, os investigadores acreditam que os resultados seriam os mesmos com um grupo de homens.

Resumindo e concluindo, se todos os outros argumentos não o convencem a limpar a bancada, que sirva ao menos este: quer controlar o que come? Comece por controlar a desarrumação na cozinha.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR