A libra esterlina caiu esta segunda-feira ao início da tarde para mínimos de quase sete anos face ao dólar, penalizada pela incerteza quanto ao resultado do referendo de 23 de junho sobre a permanência do Reino Unido na União Europeia (UE).

Cerca das 12h40 (hora de Lisboa), a libra atingia 1,4058 dólares, o nível mais baixo desde março de 2009, tentando depois recuperar. Em relação ao euro, a moeda britânica também registava um recuo, mas menor.

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, anunciou no sábado que o referendo sobre a permanência do Reino Unido na UE se vai realizar a 23 de junho, depois de ter concluído um acordo com os parceiros europeus.

Depois de apresentar à sua equipa governamental o acordo alcançado na sexta-feira à noite em Bruxelas com os parceiros comunitários, Cameron defendeu que o Reino Unido será “mais forte e mais seguro” se continuar numa “Europa reformada”.

O ‘mayor’ de Londres, o deputado conservador Boris Johnson, anunciou entretanto que vai fazer campanha pela saída do Reino Unido da UE, com vários membros do Governo a demarcarem-se também da posição de Cameron.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR