Victoria Beckham apresentou a sua coleção de outono/inverno 2016 durante a Semana da Moda de Nova Iorque mas as atenções não estavam apenas centradas nos aplaudidos padrões às riscas dos seus coordenados. Harper Seven, a filha de quatro anos que tem com David Beckham, sentou-se ao colo do pai na primeira fila e foi a grande estrela do desfile com um casaco de inverno escolhido por Christopher Bailey, diretor criativo da Burberry, e sabrinas da Gucci.

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O fruto mais novo do casamento do ex-futebolista com a ex-Spice Girl tem sido fotografado com t-shirts Marc Jacobs, vestidos Chloé e tops da Zara. Depois de uma fã ter criado um blogue só dedicado ao estilo feminino de Harper, o The New York Times veio confirmar que a menina é mesmo a nova it girl do mundo da moda chamando-lhe “Harper Beckham, a estrela do estilo de rua com quatro anos”. Quem não estava a par de tamanho sucesso era a mãe Victoria Beckham:

Meu Deus, um blogue a tempo inteiro só sobre ela, a sério? Isso é espantoso. Não fazia ideia. E talvez seja um pouco estranho. Acho que diz muito sobre o mundo no qual vivemos hoje. No entanto, não me surpreende. A Harper é incrivelmente chique e usa coisas amorosas. Apesar de ser pequena, é muito elegante no sentido de como se quer vestir.”

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Harper Seven já é uma presença assídua na primeira fila do desfile de Victoria Beckham (e sempre sentada no colo do pai) ao lado de aclamadas figuras da moda internacional. (foto: Getty Images)

Mas não é só a filha mais nova do clã Beckham que dá que falar na moda. O irmão Romeo, de 13 anos, já protagonizou três campanhas da Burberry, enquanto Brooklyn Beckham, de 16 anos, está a dar os primeiros passos na indústria e já fotografou o último anúncio da mesma marca britânica. Só no Instagram, o filho mais velho de Victoria e David tem mais de 6,2 milhões de seguidores e promete deixar a família Beckham muito orgulhosa no futuro. “Adoro futebol mas também sou apaixonado por fotografia e cinema. Estou a manter as minhas opções em aberto por agora”, disse à Miss Vogue.

O grande negócio dos pequenos

À lista de futuros promissores juntam-se outros pequenos fashionistas como o príncipe George, filho do Príncipe William e de Kate Middleton, e North e Saint West, filhos de Kim Kardashian e Kanye West, que têm várias contas nas redes sociais dedicadas às roupas impecáveis que usam — sim, mesmo recém-nascido, Saint já recebe presentes de grandes marcas de roupa.

O fenómeno tem sido acompanhado por nomes tão distintos como Stella McCartney, Marc Jacobs e Ralph Lauren, que têm estado a apostar nas linhas de roupa para criança ao ponto de criarem mini-versões das suas peças mais icónicas. Já a loja online Net-a-Porter registou o nome do domínio Petite-a-Porter e a Harrods, em Londres, expandiu recentemente o seu departamento de vestuário para crianças com 66.000 metros quadrados. Mais do que uma tendência, é um negócio. Quando uma figura como North West é fotografada a usar uma marca, as vendas sobem rapidamente e as peças esgotam em poucas horas depois da imagem chegar à internet.

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Missing NYC

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No ano passado, Mason Dash Disick, filho de Kourtney Kardashian e Scott Disick, foi fotografado a usar uma camisola da coleção “Miguel Vieira Júnior” no seu aniversário e a peça desapareceu das lojas nos Estados Unidos da América. Como uma cereja no topo do bolo, o trabalho do criador português ainda ganhou visibilidade em todo o mundo. “A publicação da imagem nas redes sociais gerou 2,7 milhões de likes em apenas 22 horas”, escreveu Miguel Vieira no Facebook. Prova suficiente de que o futuro da indústria da moda está muito bem entregue aos mais pequenos.

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Mason Disick com uma camisola do designer português ao lado de Khloé e Kourtney Kardashian. (foto: Instagram/@khloekardashian)

Texto editado por Ana Dias Ferreira.