Tudo o que promete mexer com o nosso cérebro é um bom exercício para ginasticar a mente e fazer uma pausa do trabalho (por um bom motivo). Chame os seus colegas e tente resolver este desafio publicado no La Voz del Muro. Mete princesas presas em torres, por isso também serve para entrar numa história de encantar. Está pronto? Eis o problema de hoje:

O castelo cá em baixo tem quatro torres e cada torre tem apenas uma janela. Numa destas torres – numeradas de 1 a 4 – está uma princesa. Quando a princesa espreita pela janela da sua torre vê, à direita, a torre dos cavaleiros e, à frente, a torre do rei. Mas não consegue ver a janela da torre dos criados. Então, em que torre está a princesa?

en-que-torre-esta-la-princesa

Mais uma vez, vamos fazê-lo esperar um bocado. Assim terá tempo de refletir sobre uma resposta certeira – ou então de desistir de vez. Para saber em que torre está a nossa princesa permaneça neste artigo e chegue um pouco mais abaixo. Depois de todas as reticências está, finalmente, a solução. Até já!

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

….

Ora bem, a princesa está na torre 2. Nós não sabemos qual é a torre dos reis nem a torre dos cavaleiros, mas sabemos a sua posição em relação à princesa. Se só há quatro torres, então a torre dos criados só pode estar à esquerda da princesa, porque a do rei está em frente e a dos cavaleiros está à direita. Posto isto, a única posição onde a princesa consegue ver a torre dos criados mas não a sua janela (como indica o enunciado) é se a sua torre for a número 2.