O que levou Adolf Hitler a querer conquistar a Europa e, a longo prazo, o mundo? O que leva um homem a querer exterminar um povo inteiro? A resposta a estas perguntas tem sido procurada durante anos, não faltando teorias sobre problemas psicológicos derivados de traumas resultantes da Primeira Guerra Mundial ou complexos resultantes das suas origens e fracassos.

Na verdade será sempre redutor pretender reduzir a traumas ou frustrações o crescimento e triunfo de um fenómeno como o nazismo, mas a verdade é que os historiadores continuam à procura de compreender melhor a figura de Hitler, pelo que a confirmação de que sofreria de deficiências físicas graves vai por certo animar o debate.

Uma velha canção britânica de 1939

Mostrar Esconder

Hitler has only got one ball (Hitler só tem uma bola [testículo])
The other is in the Albert Hall (A outra está no Albert Hall)
His mother, the dirty b*****, (A sua mãe, a c**** porca)
Cut it off when he was small (Cortou-a quando ele era pequeno)

Hitler has only got one ball, (Hitler só tem uma bola)
Göring has two but very small, (Göring tem duas mas muito pequenas)
Himmler has something sim’lar, (Himler tem algo parecido)
But poor old Goebbels has no balls at all. (Mas o pobre velho Goebbels não tem qualquer bola)

Agora foram os historiadores Jonathan Mayo e Emma Craigie que vieram dize que o líder nazi sofria de hipospádia, uma malformação congénita no órgão sexual masculino. Ou seja, e deixando os preciosismos de lado, Adolf Hitler tinha o pénis muito mais pequeno do que o normal, como conta o Telegraph.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No livro Hitler’s Last Day: Minute by Minute (O último dia de Hitler: minuto a minuto), estes dois autores garantem ter encontrado registos médicos que comprovam a deficiência: “Acredita-se que Hitler tinha duas formas de deficiência genital: um testículo retido e uma condição rara chamada hipospádia peniana em que a uretra se abre na parte de baixo do pénis”, escrevem Mayo e Craigie, citados por aquele jornal britânico.

Curiosamente algumas músicas britânicas de 1939, fortemente satíricas e propagandísticas, insinuavam já que Hitler tinha apenas um testículo. Esta alegação também já tinha sido confirmada por um historiador alemão, Peter Fleischmamm, que revelou há alguns meses ter encontrado evidência dessa deficiência ao consultar registos médicos da prisão de Munique onde Hitler esteve preso no início da década de 1920, depois de uma tentativa de golpe falhada.

O que é a hipospádia?

Mostrar Esconder

Hipospádia é uma malformação congénita que afeta o órgão sexual masculino, mais concretamente, o orifício da uretra por onde circulam líquidos como a urina. Ou seja, a doença faz com que a abertura esteja localizada num sítio diferente do normal – na parte de baixo do pénis (que seria o caso de Hitler) ou, em casos mais raros, na bolsa escrotal.

Esta descoberta pode explicar vários relatos sobre a vida pessoal do Führer – como, por exemplo, o medo que Hitler teria em ser visto nu, os ataques de raiva ou a alegada aversão pela atividade sexual.

Apesar de tudo, são conhecidas algumas amantes na vida do ditador mais famoso do mundo. Em especial Eva Braun, que terá sido o grande amor de Hitler, casando-se na véspera de se suicidarem, no dia 30 de abril de 1945, quando o Exército Vermelho já estava em Berlim e poucos dias antes de terminar a guerra na Europa.