No caso de uma infeção grave, para que hospital se deslocar? Hospital Santa Maria ou São Francisco Xavier, no caso de Lisboa, por exemplo? Ir à farmácia do Restelo ou à dos Capuchos buscar uma vacina para combater a infeção? Ir para um centro de recolhimento no Tivoli ou no Teatro S. Jorge?

Um novo simulador online, “O Colapso”, que complementa e promove o jogo “Tom Clancy’s The Division” (que será lançado em Portugal no próximo dia 8 de março), permite aos habitantes de vários países (entre os quais Portugal) antecipar um cenário apocalíptico, que se inicia na sua cidade e que acabará com a vida humana no mundo.

O simulador, que está à distância de um clique, apresenta-se assim:

“O Colapso” é um simulador realista baseado em dados reais, que mostram o quão rapidamente um vírus utilizado como arma química se poderia espalhar, levando ao fim da sociedade (…). As tuas escolhas terão consequências na forma como a pandemia se espalha. “O Colapso” é um poderoso alerta para a fragilidade e complexidade dos sistemas interdependentes dos quais [também nós] dependemos — energia, transportes, comunicações, bancos e hospitais. Quando um deles colapsa, os outros falham numa questão de dias.

E é isso mesmo que se vê no simulador: o número de pessoas infetadas por um vírus letal começa a aumentar, os hospitais e institutos públicos começam a deixar de ter capacidade de resposta para o problema e o número de vítimas mortais vai subindo, sempre e cada vez mais. Experimente por si mesmo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR