O ministro dos Negócios Estrangeiros português, Augusto Santos Silva, prossegue este sábado uma visita oficial à Argélia, país magrebino que representa “um mercado muito importante” para Portugal, reunindo-se com o Presidente e com o primeiro-ministro, além de empresários portugueses.

Portugal e a Argélia têm mantido um estreito relacionamento político, também assente nas importantes relações comerciais, culturais e no desenvolvimento de diversos projetos de cooperação, nomeadamente na área da defesa e segurança.

A visita oficial do chefe da diplomacia portuguesa pretende transmitir um “sinal político de proximidade” com este país, disse à Lusa fonte oficial do ministério dos Negócios Estrangeiros.

A Argélia é o 13.º mercado em termos de exportações portuguesas (maquinaria, metais, materiais de construção, minerais e minérios e pasta de celulose e papel) e o 18.º fornecedor, destacando-se as importações de gás natural.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ainda em termos económicos, estão instaladas neste país 90 empresas portuguesas e outras 400 exportam para a Argélia, país que está a sofrer o impacto da quebra dos preços do petróleo.

Os dois países têm mantido reuniões regulares, com a realização, em 2014, do encontro da comissão mista para a área económica, que deverá repetir-se este ano.

No ano passado, decorreu na capital argelina a quarta cimeira luso-argelina, no âmbito da qual foram assinados nove acordos ou protocolos, em áreas como a energia, os transportes, a cultura, cooperação de instituições diplomáticas e na área dos arquivos, bem como entre a agência Lusa e a sua congénere argelina.

O programa da visita oficial inclui uma reunião com o ministro de Estado, dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação Internacional argelino, Ramtane Lamamra, seguindo-se um encontro com o ministro dos Assuntos Magrebinos, da União Africana e da Liga dos Estados Árabes, Abdelkader Messahel.

Santos Silva almoça com empresários portugueses e, de seguida, reúne-se com o primeiro-ministro, Abdelmalek Sellal. Mais tarde, encontra-se com o Presidente da República, Abdelaziz Bouteflika, ato que conclui a deslocação oficial.

Augusto Santos Silva chegou a Argel no sábado ao final do dia e foi recebido no aeroporto da capital argelina pelo seu homólogo, Ramtane Lamamra, com quem jantou depois, na companhia de vários ministros do Governo argelino.

Com esta visita, Santos Silva completa o ciclo de deslocações ao Magrebe – depois de ter visitado Marrocos e Tunísia -, região que constitui “uma prioridade para a política externa portuguesa, no campo do relacionamento político, económico e cultural”, segundo o Governo.