Meteorologia

Cinco pessoas resgatadas pela GNR após pernoitarem na Serra da Estrela

Cinco pessoas foram hoje de manhã resgatadas por militares da Guarda Nacional Republicana, depois de terem pernoitado na Serra da Estrela, devido à queda de neve que se fazia sentir.

António José/LUSA

Cinco pessoas foram hoje de manhã resgatadas por militares da Guarda Nacional Republicana, depois de terem pernoitado na Serra da Estrela, devido à queda de neve que se fazia sentir, disse à agência Lusa fonte da GNR.

O grupo, quatro homens e uma mulher, com idades entre os 30 e 40 anos, resolveram fazer um percurso pedestre, na tarde de sábado, apesar de desaconselhados pela GNR.

“Ao fim da tarde, com o forte nevão, pediram ajuda, pois já não tinham condições para continuar. Como felizmente sabíamos o local onde estavam, foi relativamente fácil chegar ao pé deles. [Contudo] já não foi possível descer à Covilhã, porque não havia condições de segurança, e houve a necessidade de o grupo de resgate [da GNR] ficar com este grupo na casa da guarda, junto aos picos da torre”, explicou o tenente-coronel Tavares.

Segundo o comandante do Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro (GIPS) da GNR, só hoje de manhã é que foi possível resgatar as cinco pessoas, com a operação a ser concluída cerca das 11:00.

“Só hoje de manhã, com a melhoria das condições, é que houve a possibilidade de, com a moto de neve, retirar de lá uma senhora, com cerca de 35 anos, que foi encaminhada para o hospital da Covilhã, enquanto os restantes quatro [elementos] deslocaram-se a pé até mais abaixo, onde foram depois resgatados por viatura”, explicou este oficial da GNR.

O comandante do GIPS acrescentou que a senhora se encontrava mais debilitada, com sinais de hipotermia e com fortes dores de costas, continuando ainda internada no hospital.

Para o hospital da Covilhã, foram também transportados os quatro homens, mas apenas por mera precaução.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)