O Governo russo admitiu este domingo a morte de 26 mineiros desaparecidos após uma explosão numa mina de carvão no norte do país, acrescentando que seis operacionais morreram esta madrugada durante uma operação de resgate falhada.

“Há muitos mortos. Não há esperança de que as 26 pessoas que se encontram na mina estejam vivas. Podemos dizer que as vítimas mortais ascendem a 36”, afirmou Arkady Dvorkovich, vice-primeiro ministro russo à imprensa local, citado pela agência de notícias espanhola, EFE.

Além dos 26 mineiros presos no subsolo e dos seis operadores de serviços de emergência que morreram no decorrer da operação de resgate falhada, outros quatro trabalhadores já tinham morrido desde o acidente.

“Estamos diante de um grande desastre para a Rússia e para a nossa indústria do carvão”, lamentou Dvorkovich.

Antes destas declarações do governante russo, a companhia que explora esta unidade já tinha dado como mortos os 26 mineiros e anunciado a fim das operações de salvamento. A mina “Sévernaya” está em laboração desde 1966.

O último acidente registado nesta mina aconteceu em julho de 2011, do qual resultou a morte de dois mineiros na sequência de um deslocamento de terras.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR