O Conselho de Segurança das Nações Unidas estendeu por mais um ano o mandato da Comissão de Consolidação da Paz na Guiné-Bissau (Uniogbis) para que esta possa ajudar o país a consolidar a paz e a estabilidade.

O novo mandato da Uniogbis inicia-se na próxima terça-feira e vai prolongar-se até 28 de fevereiro de 2017, devendo focar-se no apoio ao diálogo político e no processo de reconciliação nacional, segundo um comunicado da Organização das Nações Unidas (ONU).

A Uniogbis deverá igualmente apoiar o país na reforma do setor da segurança nacional e no desenvolvimento de estratégias legais, assim como dos sistemas de justiça civil e militar compatíveis com as normas de desenvolvimento internacionais.

Na resolução que estendeu o mandato deste gabinete, na sexta-feira, o Conselho exortou o Governo da Guiné-Bissau a continuar a dar “passos concretos” no caminho da paz, segurança e estabilidade do país.

O Conselho manifestou-se ainda preocupado com as “tensões políticas e institucionais” entre o Presidente, o primeiro-ministro, o presidente do parlamento e os dirigentes dos partidos políticos, apelando aos líderes para que trabalhem em conjunto para consolidarem os progressos alcançados.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR