Cinco estados do México estão em alerta desde domingo depois de um camião com um contentor de material radioativo perigoso ter sido roubado, informou o Ministério do Interior.

Os serviços de proteção civil deram o alarme após o roubo de um camião que transportava irídio-192 no estado de Querétaro, centro do país, tendo sido colocado em estado de alerta com outros quatro estados: Hidalgo, Guanajuato, San Luis Potosi e Michoacan.

Esse carregamento, que estava destinado a ser usado em radiografias, “pode ser perigoso para o público se não for manipulado com preocupação” e pode causar “graves e permanentes danos às pessoas que entrarem em contacto num curto espaço de tempo”, mesmo poucos minutos, com esse material radioativo, sublinhou o ministério mexicano.

O irídio-192 pode causar queimaduras e outras doenças, podendo levar à morte no caso de exposição durante horas.

As autoridades pediram para as pessoas não se aproximarem do contentor, deixando uma distância de pelo menos a 30 metros.

O roubo de material perigoso não é raro no México, sendo que em abril de 2015 foi roubado outro contentor de irídio-192, que foi encontrado uma semana mais tarde.

É o quarto roubo deste tipo desde 2013.