O Presidente da República condecorou o antigo Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, general José Araújo Pinheiro, e o presidente da Liga dos Combatentes, Tenente-General Joaquim Chito Rodrigues, elogiando estes “dois grandes servidores do país”.

“São duas personalidades com uma carreira militar brilhante e que prestaram elevados serviços ao nosso país”, afirmou o chefe de Estado, Aníbal Cavaco Silva, na cerimónia em que condecorou o antigo Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, general José Araújo Pinheiro, com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo e o presidente da Liga dos Combatentes, tenente-general Joaquim Chito Rodrigues, com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Avis.

Numa “cerimónia simples”, acrescentou, são agraciados “dois grandes militares, dois grandes servidores do país”.

Referindo-se ao antigo Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, Cavaco Silva lembrou os cinco anos em que exerceu funções “com grande competência e eficácia”, “num período de fortes restrições orçamentais”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Garantiu a operacionalidade da Força Aérea, cumprindo todas as missões internas que lhe foram atribuídas, assim como todos os compromissos internacionais. Exerceu um comando de proximidade, pensando muito nas pessoas e dessa forma garantindo a coesão, a disciplina nas forças sobre o seu comando”, sublinhou.

Sobre o presidente da Liga dos Combatentes, o Presidente da República recordou a sua “carreira militar brilhante” e o “entusiasmo e energia” que tem dedicado àquela instituição, “desempenhando um papel notável no apoio aos combatentes mais carenciados”.

“Tem-se empenhado fortemente na defesa da honra, da memória daqueles que sofreram no corpo e na alma o cumprimento do dever ao serviço da pátria”, vincou.

Depois da imposição da insígnias, o antigo Chefe do Estado-Maior da Força Aérea reconheceu terem existido alguns “momentos difíceis” ao longo dos últimos cinco anos, mas que sempre foram ultrapassados com “mais ou menos dificuldade”, graças “ao esforço, dedicação, espirito de missão e sentido de serviço dos militares e civil da Força Aérea”.

“São esses que no dia a dia fazem acontecer as missões da Força Aérea”, disse.

O presidente da Liga dos Combatentes congratulou-se igualmente com a homenagem, que reconhece um trabalho que está “para além do dever”, agradecendo ao Presidente da República a atenção e interesse sempre demonstrado em relação aos antigos combatentes.