Os 10 tripulantes da embarcação “Ilhas do Mar”, que esta segunda-feira se afundou ao largo da Madeira, foram resgatados a partir de um helicóptero e encontram-se bem, informou a Capitania do Porto do Funchal.

“O helicóptero Merlin EH-101 já aterrou no aeroporto da Madeira trazendo os 10 tripulantes da embarcação naufragada e estão todos bem de saúde”, informou o comandante da capitania, Félix Marques.

Hoje, pelas 6 horas, um alerta do mestre da embarcação para a Capitania do Porto do Funchal dava conta de que teria embatido numa outra embarcação que se encontrava à deriva, a 180 milhas a noroeste da Madeira. O rombo que o embate provocou acabou por fazer naufragar o “Ilhas do Mar”.

A Marinha disponibilizou de imediato o navio “Schulz Xavier”, mas acabou por ser a aeronave C295 a avistar duas balsas com os tripulantes, já perto das 13 horas.

Coube depois ao EH-101 da Força Aérea Portuguesa resgatar os tripulantes e levá-los para terra.

“Procedeu-se ao resgate diretamente para o aeroporto da Madeira, onde foi feito um rastreio médico inicial às condições físicas dos tripulantes”, explicou Félix Marques, adiantando que “existiam alguns pescadores com sinais de hipotermia, mas nada de grave”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A capitania vai agora desenvolver o inquérito do sinistro marítimo, para saber em que condições o naufrágio aconteceu.

Já tinha sido feito um aviso sobre a embarcação que se encontrava à deriva e contra a qual o “Ilhas do Mar” chocou.

O facto de as “bombas de esgoto” terem deixado de ter capacidade de bombear a água que entrava no barco obrigou a tripulação a abandoná-lo e a utilizar as balsas.