Segundo a agência noticiosa privada Dogan, a artilharia turca disparou hoje sobre posições do grupo ‘jihadista’ Estado Islâmico (EI) na Síria. O grupo não é abrangido pela trégua em curso entre o regime e os grupos rebeldes.

Entre 50 e 60 obuses flagelaram as posições do EI no norte de Alepo, em coordenação com a coligação internacional dirigida pelos Estados Unidos, precisou a agência.

Este foi o primeiro bombardeamento da Turquia contra posições do EI desde janeiro, quando a artilharia de Ancara atacou as suas posições na Síria e Iraque após um atentado suicida que matou 12 turistas alemães no bairro histórico de Sultanahemt, em Istambul. O ataque, não reivindicado, foi atribuído pela Turquia ao grupo ‘jihadista’.

Antes da entrada em vigor do cessar-fogo, a artilharia turca bombardeou regularmente nos últimos dez dias as posições das milícias curdas sírias perto da fronteira turca. Estes ataques foram em resposta, segundo Ancara, a disparos provenientes de território sírio.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A Turquia pretendia que o Partido da união democrática (PYD, principal formação curda na Síria) e as Unidades de proteção do povo (YPG, o seu braço armado) fossem excluídos do cessar-fogo, mas sem sucesso.

Ancara tem divergido com o seu aliado norte-americano face a esta milícia, que Washington tem apoiado militarmente por se encontrar na linha da frente no combate aos ‘jihadistas’ do EI.

Pelo contrário, Ancara define as YPG e o PYD como grupos “terroristas” pelas afinidades com o Partido dos trabalhadores do Curdistão (PKK), em rebelião desde 1984 nas regiões do sudeste da Turquia com maioria de população curda.

Hoje, as Nações Unidas consideraram que a trégua negociada por Washington e Moscovo na Síria, em vigor desde sábado, está a ser “globalmente respeitada” apesar de diversos incidentes isolados.

O acordo de cessar-fogo abrange apenas as zonas de combate entre as forças do regime, apoiadas pela aviação do aliado russo, e os rebeldes sírios, excluindo o EI e a Frente Al-Nursa, ramo sírio da Al-Qaida, e que controlam mais de 50% do território sírio.