“Pode aterrar na terra, água, areia, até no gelo.” Foi assim que um responsável da Hybrid Enterprises apresentou o novo dirigível, movido a hélio, que poderá chegar a zonas remotas e escondidas das terras africanas, onde estão mais de 90 por cento dos recursos minerais em África.

Desenvolvido a partir do famoso balão de ar, criado em Paris em 1783, o zepelim não era o tipo de transporte aéreo mais falado, pelo menos até a data. Após 20 anos de pesquisa, a Lockheed Martin e a Hybrid Enterprises estão prestes a lançar um novo e revolucionário tipo de veículo que pode render milhares de milhões em recursos dos solos africanos, incluindo ouro ou diamantes.

Este zepelim híbrido pode realizar milhares de quilómetros numa só viagem e a uma velocidade de 60 nós. Pode ainda carregar dezenas de toneladas de recursos.

O inovador veículo foi apresentado na Cidade do Cabo, no evento African Mining Indaba, como a próxima descoberta em prol das companhias mineiras. Utilizando a frase ” No roads, No problem” (sem estradas, sem problemas), os promotores destacaram a capacidade de chegar a locais remotos mas extremamente lucrativos.

Locais como os Camarões, a República do Congo ou a Guiné, podem ter a oportunidade de explorar novas e inacessíveis áreas, mas ainda vão ter de esperar porque estima-se que este zepelim esteja pronto a funcionar em 2018.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR