O CaixaBank confirmou esta quarta-feira que mantém contactos com o BPI e Isabel dos Santos para encontrar uma solução que resolva a situação de excesso de concentração de riscos em Angola.

O banco catalão, que é o principal acionista da instituição portuguesa, acrescenta que os contactos com a Santoro, holding da empresária angolana que é acionista do BPI, “exploraram várias alternativas para alcançar uma solução para a referida situação que pudesse ser aceitável por todas as partes interessadas”. Mas até agora, ainda não se chegou a uma solução nesse sentido, acrescenta em comunicado.

A mesma posição foi assumida por Isabel dos Santos que, no entanto, acrescenta estar a acompanhar “com preocupação a aproximação do termo do prazo fixado pelo Banco Central Europeu para adoção das medidas necessárias ao cumprimento do limite dos grandes riscos”. A Santoro clarifica que os contactos mantidos entre os principais acionistas têm como objetivo “encontrar uma solução equilibrada que ajuste os devidos interesses de todas as partes envolvidas”. Mas tanto quanto é do seu conhecimento, “não existe qualquer acordo”.

Em causa está a participação de 51% do BPI no Banco do Fomento Angola (BFA) e as novas regras para ponderar o risco ao mercado angolano impostas pelo Banco Central Europeu que decidiu excluir Angola da lista de países terceiros com regras equivalente às da União Europeia. O prazo para o banco português resolver o problema do BFA termina a 10 de abril, o que implica um acordo entre os dois maiores acionistas do BPI, o CaixaBank e Isabel dos Santos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Os comunicados dos dois acionistas do banco português não confirmam, nem desmentem, que um dos cenários que estará em estudo é a compra da participação que Isabel dos Santos controla no BPI, de acordo com informações avançadas pela agência Bloomberg. Foi na sequência desta notícia que as ações do banco português dispararam na sessão desta quarta-feira, levando a Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) a suspender a negociação até que fossem dados esclarecimentos.

Isto porque a compra de cerca de 21% do capital atribuído a Isabel dos Santos por parte do CaixaBank, que controla 44% do BPI, levaria ao lançamento de uma oferta pública de aquisição (OPA) por parte da instituição espanhola. As ações do banco estiveram a valorizar 10% até que serem suspensas a meio da manhã.

O comunicado do CaixaBank foi divulgado no site da supervisora da bolsa espanhola em espanhol e português. O comunicado da Santoro, assinado por Mário Leite da Silva, o representante no conselho de administração do BPI saiu no site da CMVM.