As paletas de sombras foram uma das melhores invenções da maquilhagem e vieram substituir o arsenal de potes individuais que tínhamos de transportar para todo o lado ao reunir, numa só embalagem, um leque de graduações que permitem toda uma variação de maquilhagem de olhos. De Urban Decay (com as famosas paletas Naked), a L’Oréal Paris, Maybelline, Estée Lauder ou Yves Saint Laurent, muitas marcas já apostam sem medo nas paletas que chegam a ter dez tons diferentes e permitem um mundo de inspirações sem a obrigação de se restringir às duas ou três sombras que comprou.

Só boas notícias? Nem sempre. Porque, como o site de beleza britânico Byrdie lembra, o mais provável é dar por si a tentar desesperadamente aproveitar os restos da sua cor favorita (os castanhos, os cinzentos e os terra) enquanto outras permanecem intactas porque nunca lhes tocou. E isto acaba por ser normal: na correria do dia-a-dia, o mais certo é acabar por usar aqueles tons seguros que sabe que nunca vão falhar e vai sempre adiando a entrada noutros territórios — os tons mais obscuros da sua paleta.

Mas porque colocar uma caixa no lixo com algumas sombras por utilizar é capaz de doer na alma, reunimos algumas imagens de inspiração de maquilhagem de olhos que pode fazer com os tons mais “estranhos” da caixa e que, no geral, funcionam bem.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Rosa

O rosa é capaz de ser das cores que mais assustam numa paleta porque só nos remete para uma coisa: Barbie! Mas não tem necessariamente de ser assim. Com um bom dégradé de tons (cinzentos e nude) consegue-se criar um olhar elegante.

Roxo

Roxo é a última cor que se imagina a usar? Não tem forçosamente de pintar toda a pálpebra desta cor e parecer saída de um videoclip dos Abba. Pode aplicar apenas pequenos detalhes em roxo para destacar e abrir o olhar.

Branco

Muitas mulheres têm pânico das sombras brancas mas são mesmo a forma mais fácil de abrir o olhar quando aplicadas nos cantos internos dos olhos. Já não há motivos para deixar esta parte da paleta inutilizável.

Vermelhos

https://www.instagram.com/p/4fC5U-GkzA/?taken-by=thejuicyglambition

Com um pouco de brilho subtil, uma sombra avermelhada pode criar um olhar intenso e dar alguma cor à pele pálida do inverno. Pode puxar a cor até aos cantos dos olhos e, no caso de ficar demasiado arrojado, conjugue com tons mais neutros como cinzento e nude.

Dourado

Usar dourados no dia-a-dia não é tarefa fácil porque é uma cor muito associada a festas mas, quando aplicada no osso do olho (na pálpebra superior), pode funcionar como um flash de luz que abre e ilumina o olhar de forma subtil.

Verde

O verde é daqueles tons que achamos que só quem tem olhos verdes pode usar mas, na verdade, consegue ser um bom substituto num smoky eye mais leve e com um dégradé de cinzentos e castanhos. Termine com um risco preto para definir o olhar e nunca mais o verde vai ficar por inutilizar na sua paleta.