O ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, disse este sábado que o Governo “tudo fará” para assegurar a autenticidade do queijo certificado da Serra da Estrela.

“Quando se confunde gato por lebre, todos são tratados como gato”, afirmou Capoulas Santos, ao intervir na cerimónia de abertura da Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital, no distrito de Coimbra.

A pureza do queijo Serra da Estrela com denominação de origem protegida (DOP) constitui “um testemunho de homenagem para aqueles que conseguem produzir algo que é único no mundo”, salientou. Neste contexto, o ministro da Agricultura disse que o Governo vai apostar na “simplificação do processo” de instalação e legalização das “pequenas queijarias”.

Ao assinalar os 100 dias do executivo liderado por António Costa, com apoio parlamentar dos partidos da esquerda (PS, Bloco de Esquerda, PCP e Verdes), Luís Capoulas Santos frisou que o Governo “pretende reconciliar o país consigo próprio”, além de procurar “dar estabilidade” aos portugueses.

O Presidente da República eleito, Marcelo Rebelo de Sousa, também vai participar esta tarde no programa da 25ª Festa do Queijo da Serra da Estrela, estando prevista a sua intervenção nos Paços do Concelho de Oliveira do Hospital.