Foi o julgamento do século. Em 1995, O. J. Simpson foi a tribunal acusado da morte da ex-mulher e de um amigo dela — Nicole Brown Simpson e Ronald Goldman –, mas acabaria ilibado. A polícia até tinha em sua posse uma luva ensanguentada, mas a arma do crime, uma faca, nunca foi encontrada. Por isso, a antiga estrela de futebol americano saiu em liberdade. Vinte e dois anos depois das mortes, um polícia retirado revelou ter recebido na altura uma faca de um homem que esteve envolvido, em 1998, nas obras de uma mansão do ex-atleta, conta o Los Angeles Times.

O momento do aparecimento da faca não deixa de ser curioso, até para um polícia que falou ao LA Times — “é um timing interessante…”. É que estreou recentemente a série televisiva “The People vs. OJ Simpson: American Crime Story”, que conta a história do crime e do julgamento.

Mas há outro pormenor que não deixa de ser intrigante: porque esperou o polícia retirado cerca de 20 anos para entregar a faca? “Não sei porquê, não sei se é mesmo assim ou se esta história é possivelmente falsa”, disse Andy Neiman, capitão do Departamento da Polícia de Los Angeles, na conferência de imprensa na manhã de sexta-feira.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O advogado Carl Doulgas, um dos membros da chamada “dream team” que defendeu Simpson em 1995, classificou esta como uma história “ridícula”: “É incrível como o mundo não consegue deixar para trás este caso!”, conta o mesmo artigo do Los Angeles Times. “E os media estão, aparentemente, ainda fascinados com tudo do O. J. Simpson.” A faca, entregue no mês passado à polícia de LA, está a ser analisada pelo departamento de Homicídios.

Nicole Brown, a ex-mulher, e Ronald Goldman foram encontrados mortos em junho de 1994, com facadas na cabeça e pescoço, no jardim da casa da primeira, lembra a BBC. As autoridades pediram então que O. J. Simpson se entregasse, mas este não o fez. O ex-jogador da NFL seria detido após uma perseguição numa estrada de Los Angeles, que teve direito a transmissão televisiva.

Conclusão: mesmo que as provas evidenciem o envolvimento de O. J. Simpson na morte da ex-mulher e de Goldman, poderá este ser novamente acusado e levado a julgamento? Não. A constituição norte-americana tem algo que se chama double jeopardy [dupla sanção], que visa prevenir que uma pessoa seja detida ou julgada duas vezes pelo mesmo crime, explica o Guardian.

Atualmente, o norte-americano está preso, depois de ter sido condenado a 33 anos de prisão em 2008, por sequestro e assalto com arma de fogo, entre outros crimes, num episódio que envolveu um hotel de Las Vegas — só o sequestro traduziu-se numa pena de 15 anos de prisão. Na altura, a juíza Jackie Glass descreveu O. J. Simpson como alguém “arrogante” e “ignorante”, e foi perentória: as provas contra Simpson eram irrefutáveis.