O primeiro-ministro eslovaco cessante Robert Fico, conhecido pelas posições contra os migrantes, venceu este sábado as eleições legislativas com 27,3% dos votos, perdendo a maioria absoluta no parlamento, indicou uma sondagem à boca das urnas.

De acordo com a sondagem, realizada para a televisão privada Markiza, logo a seguir o partido social-democrata de Fico, Smer-SD, surgem os liberais do SaS (13,3%) e os conservadores do OLANO-NOVA (11,25).

Os nacionalistas do SNS, prováveis parceiros de coligação de Fico, como entre 2006 e 2010, encontram-se na quarta posição, com 8% dos votos, seguidos pelo partido próximo da minoria húngara, Most-Hid (7,3%).

A extrema-direita nacionalista LS-Nase Slovensko (Nossa Eslováquia) de Marian Kotleba entra no parlamento com 6,8%, bem como os centristas do Siet (Rede) de Radoslav Prochazka, com 6,7%, de acordo com a mesma sondagem.

Fico, no poder desde 2006, candidatou-se a um terceiro mandato, com uma campanha centrada na recusa de receber migrantes, mas as greves dos professores e enfermeiros reduziram o impacto da questão migratória.

No parlamento (Conselho Nacional Eslovaco) cessante, o Smer-SD tinha uma sólida maioria, com 83 deputados em 150.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR