O cargo de administradora não executiva na Arrow Global deverá render à ex-ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, cerca de cinco mil euros brutos por mês por “dois a quatro dias” de trabalho. A notícia é avançada pelo DN. A este salário, a ex-ministra das Finanças soma os 3.400 euros por mês que recebe como deputada.

Maria Luís Albuquerque começa a trabalhar esta segunda-feira, em Inglaterra, na empresa que comprou crédito mal parado do Banif. A Arrow Global contratou a ex-ministra das Finanças para as áreas de auditoria e avaliação de risco. Os cinco mil euros por uma semana de trabalho por mês resultam da divisão de um salário base de 58 mil euros brutos por ano, ao qual se somam cerca de 10 mil por participações nas reuniões dos comités da empresa. O Correio da Manhã fala em 100 mil euros anuais porque, aos 70 mil euros, somar-se-á um prémio em função dos resultados anuais obtidos.

A subcomissão de Ética do Parlamento terá ainda de se pronunciar sobre se a existência ou não de incompatibilidade entre o cargo de deputada e o cargo de administradora não executiva na Arrow Global. Na empresa, Maria Luís Albuquerque terá de participar em 10 reuniões por ano, encontros em que a empresa reunirá todos os administradores, esclarece o DN. A ex-ministra das Finanças terá também de elaborar relatórios para aconselhar a empresa financeira em investimentos.

Segundo o mesmo jornal, os impostos sobre os rendimentos arrecadados na financeira com sede em Inglaterra serão pagos em Portugal, visto que Maria Luís tem a morada fiscal registada no país. Assim, pagará a sobretaxa máxima (3,5%) e entra no escalão de topo do IRS (acima dos 80 mil euros anuais).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR