À semelhança de Maria Luís Albuquerque, 16,5% dos deputados da Assembleia têm rendimentos por fora, que acumulam com o vencimento mensal da Assembleia, segundo um levantamento realizado pelo Correio da Manhã na sua edição em papel. Mas o jornal acrescenta que nem todos os deputados preencheram o registo de interesses, pelo que este valor pode ser mais elevado.

Dos deputados com atividade renumerada extra, 21 deles são advogados e 6 professores. 21 deputados do PSD declararam atividade remunerada extraparlamentar. Dentro do grupo parlamentar do PS, 11 deputados admitiram ter outras atividades remuneradas, sendo que, no CDS, 5 admitiram ter ganhos por fora, enquanto no PCP apenas 1 deputado declarou ter uma atividade extraparlamentar. Tanto no BE como no PEV ninguém afirmou ter rendimentos extra.

O vencimento base mensal de um deputado da Assembleia da República é de 3624 euros, mais 1452 euros para ajuda de custos. Em valores brutos, um deputado pode receber até 5000 euros.

Maria Luís Albuquerque, que começa hoje a trabalhar para a Arrow Global, onde receberá 5.000 euros por “2 a 4 dias de trabalho”, mais os relatórios que deverá ter de produzir.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR