O Bloco de Esquerda vai propor a isenção de portagens na Via do Infante durante o debate em sede de especialidade do Orçamento de Estado para 2016, informou hoje o Secretariado da Coordenadora Distrital de Faro do partido.

“O atual primeiro-ministro, durante a campanha para as eleições legislativas, reconheceu que a EN 125 ‘era um massacre’ e admitiu acabar com as portagens na Via do Infante”, recorda o BE em comunicado, acrescentando que “chegou a altura das promessas serem cumpridas e acabar com as portagens no Algarve, condição que depende apenas do Governo”.

Para o BE, “os deputados de todas as forças políticas, e onde se incluem os eleitos pelo Algarve, vão ter mais uma vez a oportunidade, na votação do OE (Orçamento de Estado) na especialidade, de demonstrar de que lado se encontram: a favor ou contra o Algarve”.

O BE e o Partido Comunista Português (PCP) têm defendido a abolição das portagens da Via do Infante, no Algarve, e esperam que o PS os acompanhe nesta pretensão.

Em dezembro de 2011 foram introduzidas portagens na Via do Infante, que atravessa o distrito de Faro e que passou, desde então, a ser designada por A22.

A Comissão de Utentes da Via do Infante defende que esta autoestrada não é uma alternativa à Estrada Nacional (EN) 125, a conhecida e perigosa estrada algarvia que segue junto à costa sul do país.

Desde a sua aprovação na generalidade, em 24 de fevereiro, a proposta de OE2016 do Governo socialista tem estado em discussão na especialidade, em sede das diversas comissões parlamentares, seguindo-se debates em sessões plenárias agendadas para 10, 14 e 15 de março e votação final global marcada para 16 de março.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR