Em 1983, Cindy Lauper cantava que as miúdas só se querem divertir, mas 33 anos depois elas querem muitas outras coisas. Ao “girls just wanna have fun” que ficou no ouvido de meio mundo juntam-se agora outras letras com outras reivindicações: “girls just wanna have fundamental rights”, isto é, as mulheres querem ser iguais aos homens e ter direitos fundamentais.

Numa altura em que o feminismo voltou a estar na ordem do dia e em que caras conhecidas como a atriz Emma Watson discutem a igualdade de género em palanques das Nações Unidas e clubes de leitura, há marcas e artistas que celebram o que é ser mulher em capas de telemóvel, canecas, meias, camisolas, lápis, cuecas — e fazem-no com sucesso. Veja-se o caso da t-shirt “the future is female” (o futuro é das mulheres), inicialmente ligada a um movimento feminista dos anos 70 e que voltou a ser impressa recentemente para esgotar mais depressa do que os bilhetes para o primeiro concerto de Adele.

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Na semana em que se assinala o Dia da Mulher, reunimos 20 sugestões de compras feministas que podem não ser grandes em tamanho mas são grandes em causas.

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