Dark Mode Wh poupados com o MEO
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Hoje é um bom dia para mudar os seus hábitos. Saiba mais

Sir George Martin, "o quinto Beatle", morre aos 90 anos

Sir George Martin, produtor dos Beatles e considerado um dos grandes responsáveis pelo sucesso da banda, morreu aos 90 anos.

i

George Martin em estúdio com os Fab Four. Da esq. para a dir. Paul McCartney, George Martin, George Harrison, Ringo Starr e John Lennon.

Getty Images

George Martin em estúdio com os Fab Four. Da esq. para a dir. Paul McCartney, George Martin, George Harrison, Ringo Starr e John Lennon.

Getty Images

Em 1962 chamou os Beatles a estúdio depois de ouvir uma cassete da banda. Pediu-lhes para gravar, mas desistiu enquanto a banda tocava Besame Mucho e foi para a cantina, deixando os engenheiros de som a tomar conta do recado. Quando começaram a tocar Love Me Do, um dos produtores foi a correr chamá-lo e o que se passou a seguir foram décadas de sucesso: assinou com os Beatles e produziu mais de 700 álbuns.

No final dessa primeira sessão, Sir George Martin perguntou aos Beatles se havia alguma coisa de que não gostassem. George Harrison terá respondido de forma cáustica: “Bem, para começar, não gosto dessa gravata”. Terá sido o carisma dos membros da banda que o levou a apostar nos jovens de Liverpool, que já tinham sido rejeitados por várias produtoras.

Sir George Martin morre aos 90 anos, depois de uma carreira preenchida, mas cujo ponto alto, como não podia deixar de ser, foi com a banda de Liverpool. Como líder da produtora Parlophone, catapultou a banda de John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr para o sucesso.

Mas na lista estão ainda artistas como Sting, Jose Carreras, Celine Dion e Stan Getz. George Martin produziu ainda a versão de Elton John de Candle in the Wind, o single que em 1997 se tornou um sucesso de vendas, especialmente depois de ser tocado e cantado por Elton John nas cerimónias fúnebres da Princesa Diana.

A notícia foi avançada originalmente no Twitter por Ringo Starr, um dos membros da banda.

8th April 1963: British pop group The Beatles holding their silver disc. Left to right are, Paul McCartney, George Harrison (1943 - 2001), Ringo Starr, George Martin of EMI and John Lennon (1940 - 1980). (Photo by Chris Ware/Keystone/Getty Images)

George Martin e os Beatles com o seu primeiro disco de prata. Da esq. para a dir. Paul McCartney, George Harrison, Ringo Starr, George Martin e John Lennon. (Fotografia de Chris Ware/Keystone/Getty Images)

Foi o produtor de todos os discos dos Beatles, menos de Let it Be. Foi responsável pela produção de 205 canções publicadas pelo quarteto de Liverpool. Compôs o arranjo de cordas para “Yesterday” e incitou a inovação de Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band .

Depois dos Beatles se separarem, o produtor trabalhou com Jeff Beck, Elton John, Mahavishnu Orchestra e Paul McCartney e muitos outros artistas. Foi também responsável por organizar e produzir as antologias dos Fab Four.

Martin morreu em casa, deixando mulher e quatro filhos.

O produtor junta-se a John Lenon, George Harrison e a Brian Epstein, o outro quinto Beatle.

Links promovidos

Recomendamos

Populares

Últimas

A página está a demorar muito tempo.