A batalha pela Florida – que com outros quatro Estados vai ser disputada em primárias pelos democratas na próxima terça-feira – é um dos mais importantes campos de batalha entre democratas. Vale 246 delegados e o voto da comunidade latina, uma das comunidades mais significativas nos Estados Unidos. A batalha entre Sanders e Clinton está cada vez mais renhida e, para tentar manter a vantagem em relação ao senador socialista, a antiga Secretária de Estado afirmou que o escândalo dos e-mails oficiais na sua caixa de correio eletrónico privada não a irá afastar da corrida.

Num debate que estava a ser traduzido em simultâneo em espanhol, Sanders e Clinton voltaram a ter uma discussão cerrada tendo em vista as primárias da próxima semana em cinco Estados – Florida, Illinois, Missouri, Carolina do Norte e Ohio. A audiência quis ouvir Hillary Clinton sobre o ataque à base americana de Benghazi, em 2012, e os jornalistas da Univision confrontaram a candidata com a polémica dos e-mails recebidos na caixa pessoal.

Numa campanha que está a deixar evidente que os candidatos mais fora do establishment estão a ser apelativos para o eleitorado, Hillary Clinton tentou afirmar-se como uma candidata fora do sistema. “Eu não sou uma política natural, como o meu marido ou o Presidente Obama. Para mim o importante é fazer o melhor que posso, ter os melhores resultados e fazer a diferença na vida das pessoas”, afirmou Clinton.

Houve ainda um momento em Clinton imitou Sanders no último debate e quando este a tentou interromper, ela disse “desculpe, desculpe, eu estou a falar”, um momento que provocou risos e aplausos na audiência.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Os jornalistas da Univision foram elogiados por outros meios de comunicação pelas perguntas concisas e diretas, confrontando os candidatos com algumas polémicas da campanha. A Clinton perguntaram se ela desistiria caso fosse diretamente implicada na quebra do sigilo como Secretária de Estado por ter insistido em usar a sua caixa pessoal de e-mail – “Eu nem vou responder a essa pergunta”, disse Clinton.

Já Sanders foi confrontado com um vídeo de 1985 em que diz que Fidel Castro educou os cubanos e lhes deu um bom sistema de saúde. Sanders disse que reconhece que Cuba vive sob um sistema autoritário, mas que os EUA não devem tentar derrubar Governos de outros países.

Um dos alvos do debate, pelos dois candidatos, foi ainda o candidato republicano Donald Trump. “O debate sobre a imigração é muito importante. Eu espero que ao fazermos este debate não recorramos, tal como faz Donald Trump, ao racismo e à xenofobia”, disse Sanders.