O segundo dia das cerimónias da tomada de posse de Marcelo Rebelo de Sousa como Presidente da República vai ser marcado pela apresentação de cumprimentos pelo corpo diplomático e por um encontro com o primeiro-ministro, António Costa.

A cerimónia de apresentação de cumprimentos por parte de embaixadores e chefes de missão inicia-se às 15h30 no Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa, e pelas 16h00 haverá uma intervenção do Núncio Apostólico, Rino Passigato, e do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, na sala dos Embaixadores.

Já pelas 18h00, o Presidente da República receberá o primeiro-ministro, naquela que será a primeira audiência semanal com António Costa.

Lançando alguns reptos que reconheceu serem “difíceis, complexos” e “envoltos em incógnitas”, o Presidente da República defendeu a necessidade de sair do clima de crise e do país ir “mais longe com realismo mas visão de futuro”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No plano externo, salientou que Portugal tem de ser fiel aos seus compromissos, em especial com instituições como a União Europeia, a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e a NATO (sigla em inglês da Organização do Tratado do Atlântico Norte), mas “nunca perdendo a perceção de que, também quanto a elas, há sinais de apelo a reflexões de substância, de forma, ou de espírito solidário”.

“Os desafios dos refugiados na Europa, da não discriminação económica e financeira na CPLP e das fronteiras da Aliança Atlântica, são apenas três exemplos, de entre muitos, de questões prementes relevantes, mesmo se incómodas”, afirmou.

As cerimónias da posse de Marcelo Rebelo de Sousa terminam na sexta-feira com uma visita do Presidente da República à cidade do Porto.